São Paulo, quinta-feira, 19 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Real não provocará demissões, diz Tápias

MARCUS FERNANDES
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SANTOS

O presidente da Febraban (Federação Brasileira das Associações de Bancos), Alcides Lopes Tápias, disse ontem que o número de contas correntes -cerca de 45 milhões- deve cair em torno de 10% com a implantação do real.
Segundo ele, o Plano Real "não provocará no sistema privado fechamento de agências e demissões". Ele disse não ter dados a respeito da rede pública de bancos.
Tápias esteve em Santos (SP) para a abertura do 5º Congresso da Febraban que vai até amanhã.
Ele disse que deverá haver um aumento da atividade econômica no país. "Isso aumentará a venda dos produtos bancários, não dando margem para demissões".
Os bancos privados, segundo ele, irão substituir parte dos lucros, antes originários da inflação, pela receita de operações de empréstimos e tarifas de serviços.
Ele disse que hoje existem mais de 660 mil bancários na rede privada no país. "Não acredito que as demissões cheguem a 300 bancários", afirmou Tápias.
"Hoje, o banco é utilizado para proteger o cliente da inflação. Sem ela, não haverá necessidade de se recorrer tanto ao sistema financeiro", disse.
Tápias afirmou ser natural um aumento nas tarifas dos serviços bancários com a implantação real.
"Certos custos que os bancos têm hoje não são cobrados dos clientes. O banco compensa isso com o ganho gerado pela inflação. Com inflação zero, voltam as taxas normais", disse.
"No sistema financeiro o dinheiro gira sempre. O valor aplicado na Bolsa acaba retornando ao banco. O dinheiro apenas dá um passeio. Além disso, a bolsa é um mercado para especialistas, de risco", afirmou.
Após a implantação do real, Tápias afirmou que os investimentos mais procurados na rede bancária serão os títulos de renda fixa -CDB e RDB- e os fundos de commodities.
O presidente da Febraban se posicionou contrário ao fechamento dos bancos no dia 1º de julho, data da entrada em vigor da nova moeda.
"Fechar banco é ruim. Para o banqueiro, mesmo fechado ele ganha, já que o juro corre por dia. Mas para a população banco fechado é ruim", disse.

Texto Anterior: Medida traz ganhos e perdas para a Receita
Próximo Texto: Poupadores perdem causa na Justiça em SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.