São Paulo, quinta-feira, 19 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mulheres ofuscam Marcello Mastroianni

JOSÉ GERALDO COUTO
DA REPORTAGEM LOCAL

Eis mais um digno representante de uma corrente que já se tornou um gênero à parte no cinema americano: os filmes sobre a terceira idade vista pela mulher: "Romance de Outono".
Como "Baleias de Agosto", "Conduzindo Miss Daisy" e "Tomates Verdes Fritos", este filme centra seu foco no tema da redescoberta da vida por mulheres que já não estão na flor da idade.
O roteiro é esperto: flagra a confusão e o desamparo de três gerações de mulheres de uma família judia de Nova York em seguida à morte do marido de uma delas, Pearl Berman (Shirley MacLaine), e sua eventual substituição por um velho amigo do falecido, Joe Meledandri (Mastroianni).
Em torno dessa sessentona teimosa e autoritária –interpretada com a dose exata de humor por MacLaine– gravitam sua mãe (Jessica Tandy) e suas problemáticas filhas Bibby (Kathy Bates) e Norma (Marcia Gay Harden).
A diretora Beeban Kidron orquestra com delicadeza os dramas entrelaçados dessas mulheres e consegue os melhores resultados quando investe no humor –como nas paródias de filmes forjadas pela "doida" Norma. Teve a seu favor um invejável elenco, em que as atrizes ofuscam um Mastroianni que apenas repete seus cacoetes.

Vídeo: Romance de Outono
Produção: EUA, 1992
Direção: Beeban Kidron
Elenco: Shirley MacLaine, Kathy Bates, Marcello Mastroianni, Jessica Tandy
Lançamento: Abril Vídeo (tel. 011/832-1555)

Texto Anterior: Huppert encarna paixões insatisfatórias
Próximo Texto: "Western" traz a tragédia ao século 20
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.