São Paulo, quinta-feira, 19 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cinema do diretor joga com verdades e mentiras

Jordan está filmando best seller de Anne Rice

DA REDAÇÃO

O diretor irlandês Neil Jordan é um contador de histórias. Se isso signica algum tipo de obviedade quando se imagina que o cinema é uma das artes próprias para esse talento, na verdade o que se revela em Jordan é algo maior.
No cinema do diretor, as pessoas estão sempre obrigadas a encontrar a verdade. Ainda que percorrendo pequenas trilhas de falsidade.
Foi assim em seu primeiro sucesso. "Mona Lisa" (1987), onde um homem se apaixona por uma prostituta para pouco a pouco descobrir que não sabai nada sobre sua vida. Ou então em "Traídos Pelo Desejo". O maior exemplo do efeito da narrativa em Jordan.
Um terrorista conhece a mulher de um prisioneiro apenas pela narrativa do namorado. Quando se depara com ela, enfrenta uma sequência de atropelos entre verdades e mentiras.
Tudo o que julgava como certo se mostra movediço. É curioso como em todos os seus filmes, alguém sempre está contando algo (mentindo?) para uma outra pessoa. Invariavelmente, de forma pertubadora.
Atualmente, Neil Jordan filma "Interview With The Vampire", adaptação do best seller de Anne Rice.

Texto Anterior: Jordan se aventura pela tela da linguagem
Próximo Texto: TRECHO
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.