São Paulo, quinta-feira, 19 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

`Lição de Anatomia' questiona estereótipos

SYLVIA COLOMBO
DA REDAÇÃO

Peça: Lição de Anatomia
Direção: Carlos Mathus
Elenco: Raimundo de Souza, Maurício Branco, Jefferson Britto, Wânia Acayaba, Elisa Cunha, Dino Moreno, Isabel de Sá, Paulo Branco, Marlene Tognetti, Jefferson Britto e Alexandre Telles
Onde: Teatro Cultura Artística/ sala Rubens Sverner (r. Nestor Pestana, 196, tel. 258-3616)
Quando: de quinta a sábado, às 21h, e domingo, às 19h
Quanto: CR$ 15.000,00 (quinta e domingo) e CR$ 18.000 (sexta e sábado)

A peça "Lição de Anatomia" volta a ser montada hoje em São Paulo 19 anos depois de sua primeira apresentação, em 1975, no Auditório Augusta.
Várias esquetes compõem o enredo. As cenas tratam de acontecimentos cotidianos e relações pessoais na cidade grande.
A intenção é mostrar os conflitos causados pela permanência de alguns valores sociais, como o poder paterno, a moral sexual e outros.
"Os personagens têm comportamentos-padrão", diz o ator Dino Moreno. Existe o filho rebelde, a mãe superprotetora, o patrão autóritário e outros estereótipos da sociedade atual.
"A idéia não é fazer uma sátira, uma comédia, e sim chamar a atenção para o conflito criado pelo exagero de alguns valores", diz Carlos Mathus.
"O público torna-se cúmplice, pois participa com a sua própria experiência de vida", diz o ator Raimundo de Souza, conhecido por sua participação em "Pedra Sobre Pedra", da Rede Globo.
Outra estrela de novela no elenco é o ator Maurício Branco, que trabalhou em "De Corpo e Alma".
Branco quer desmistificar a imagem de galã. "Estou tentando exercitar minha humildade, nesta peça todos têm o mesmo destaque", diz ele.
O espetáculo tem um ritmo marcado pela movimentação dos artistas. A expressão corporal é usada para despertar a dramaticidade dos diálogos.
"O teatro não pode competir com a televisão, então precisa explorar o que tem de maior valor: a emoção viva", diz Mathus.

Texto Anterior: Bennett mostra como conquistou a MTV
Próximo Texto: 'Photoplay' eleva fotografia a obra-de-arte
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.