São Paulo, sexta-feira, 20 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NTNs podem gerar perdas de US$ 840 mi

DA SUCURSAL DO RIO

As perdas dos aplicadores com NTNs (Notas do Tesouro Nacional) corrigidas pelo IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado) podem chegar a US$ 840 milhões na passagem para o real.
A estimativa é do presidente da Andima (Associação Nacional das Instituições do Mercado Aberto), Carlos Alberto de Oliveira.
A origem do problema é o artigo 36 da medida provisória que criou o real. Ele define as regras de cálculo dos índices de correção monetária a partir de 1º de julho.
O artigo diz que o cálculo "tomará por base o equivalente em URV dos preços em cruzeiros reais e os preços nominados ou convertidos em URV dos meses imediatamente anteriores".
A interpretação de Oliveira é que essa fórmula vai expurgar dos índices o período entre a data em que são fechadas as coletas de preços e o dia em que esses índices são divulgados.

Texto Anterior: Diminui imposto sobre novo fundão
Próximo Texto: Fipe registra recuo da inflação em SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.