São Paulo, sexta-feira, 20 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Oscar Niemeyer analisa a obra de Le Corbusier

DA REPORTAGEM LOCAL

O segundo número da revista quadrimestral de arte e cultura "Piracema", publicada pelo Funarte-Ibac, traz uma série de artigos sobre cinema, antropologia, artes plásticas e arquitetura.
Em um deles, Oscar Niemeyer fala de seu relacionamento com o arquiteto francês Le Corbusier (1887-1965), a partir da viagem deste ao Rio de Janeiro, em 1936.
O cineasta Alberto Cavalcanti (1897-1982) tem a obra comentada por Sérgio Caldieri. O crítico Federico Morais analisa a "usina criativa" do escultor Franz Weissmann, 80.
O teatro de Antônio Nóbrega é tema de uma entrevista feita por Luís de Lima. Edino Krieger estuda a obra de César Guerra-Peixe. A revista traz, aliás, uma separata com um "catálogo sumário" de sua obra musical, feito por Flavio Silva.
O jornalista Humberto Werneck conta a história dos "ases de Cataguases", a cidade mineira onde o cineasta Humberto Mauro criou um dos núcleos formadores do cinema nacional, na segunda metade da década de 20, enquanto Enrique de Resende criava sua revista "Verde".
A revista traz também, entre outros artigos, um debate entre Márcio Souza, Sérgio Paulo Rouanet, Wilson Martins, Leandro Konder, Antônio Houaiss, João Cabral de Melo Neto e outros intelectuais sobre o fim do milênio e as questões que ele traz.

Título: Piracema, nº 2
Páginas: 152
Quanto: CR$ 10.000

Texto Anterior: "Fígaro" volta ao Rio 45 anos depois
Próximo Texto: Entrar; Quem vai
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.