São Paulo, domingo, 22 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jovens revivem morte de Senna em videogame

LUIZ CARLOS DUARTE
DA REPORTAGEM LOCAL

Espatifar o carro na curva "Tamburello" é a manobra do momento entre os teens maníacos por videogame na cidade.
A situação é representada no game Ayrton Senna's Super Mônaco GP 2, cuja locação aumentou em lojas especializadas, após a morte de Ayrton Senna, dia 1.º de maio.
Na rede LKC, uma das maiores da cidade, a fita tinha um índice de locação de 30% durante o mês de abril. Ou seja: em cada dez dias de disponibilidade, a fita era retirada em três. Depois da morte, o índice saltou para 70% (sete dias).
"Agora todo mundo quer ver como foi o acidente" diz o estudante Rodrigo Luciano de Souza, 13, do Tatuapé (zona leste), aluno da EEPG Julien Sauvel.
"Você se sente desesperado. Você se vê nele (Senna), dentro do carro a 320 km/h", afirma Rodrigo, que já retirou duas vezes a fita após a morte do piloto.
O jogo, da Tec Toy (Mega Drive) reproduz em três dimensões 16 circuitos oficiais da Fórmula 1, entre eles o de Ímola (GP San Marino), onde Senna morreu. A curva Tamburello é a penúltima antes da reta final.
"A gente fica com uma idéia próxima do que aconteceu", argumenta Herbert Lanucci, 14, morador na Vila Olímpia (zona oeste).
"Faço isso porque ele é meu ídolo. É uma forma de matar saudades", justifica Rogério José Rodrigues Heleno, 13, também morador do Tatuapé.
O choque na curva Tamburello é provocado em alta velocidade, com o velocímetro acima de 300 km/h. A velocidade máxima alcançada no jogo é de 327 km/h.
Com o acelerador no fundo, o descontrole e o choque produzem efeitos sonoros e os pneus voam, numa imagem que 'lembra' o acidente de Senna. Em velocidade mais baixa, o carro só fica parado e não se espatifa.
"Além de brincar, é uma experiência. Pela TV você vê. A diferença é que no videogame você sente. É como se estivesse lá", acrescenta Rodrigo.
Há outros apelos da fita que seduzem os "gamemaníacos", especialmente os fãs de Ayrton Senna. No início de cada corrida, por exemplo, as principais dicas do circuito são fornecidas pelo piloto. A imagem de Ayrton aparece em fotos digitalizadas.
Há também ainda a própria voz de Senna (digitalizada), que incentiva o corredor em determinados momentos da competição.
São mensagens gravadas em inglês como "nice driving" (bela manobra!), "you've done it" (você conseguiu!) ou "congratulations" (parabéns!).
Além dos circuitos oficiais, há o circuito particular que Ayrton Senna construiu para corridas de kart na fazenda da família em Tatuí (135 km a oeste de São Paulo) e outras duas pistas esclusivas desenhadas por ele.
Para a psicanalista Anna Verônica Mautner, 58, a brincadeira é um "uso meio bobo" da realidade virtual (troca de sensações entre uma simulação de realidade e o usuário).
"Queremos vida plena sem sair da cadeira, morrer de faz-de-conta, chegar no Himalaia de faz-de-conta", observou.

Texto Anterior: Plantonista dorme no PS
Próximo Texto: Bater na Tamburello é ilusão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.