São Paulo, domingo, 22 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Preferência por renda fixa traz ganho

RODNEY VERGILI
DA REDAÇÃO

A carteira Folha de investimentos teve uma rentabilidade de 47,53% de 13 de abril a 13 de maio. A variação da Ufir foi de 42,89% no período.
José Antonio Prescinotti, gerente de Departamento de Investimentos do Banco Financeiro e Industrial de Investimento, associado ao Sudameris, procurou seguir uma carteira voltada para as aplicações de renda fixa.
Os Certificados de Depósito Bancário (CDBs) propiciaram rentabilidade de 48,10% no período.
O fundo de renda fixa DI (Depósito Interfinanceiro) acompanhou a variação média dos juros na mesma época, proporcionando ganho líquido (após impostos) de 46,30%.
Houve também investimentos em CDBs vinculados ao mercado futuro de Depósito Interfinanceiro, que garantiu rentabilidade de 48,52%.
O fundo de commodities proporcionou rentabilidade menor (45,98%), mas permitiu que o dinheiro ficasse disponível após a carência inicial de 30 dias.
A escolha foi acertada, pois as Bolsas tiveram uma péssima rentabilidade no período. O índice da Bolsa paulista teve uma variação de apenas 2,1% na mesma época.
As pesquisas eleitorais demonstravam que Lula estava em alta, enquanto Fernando Henrique –candidatura melhor acolhida no mercado– não deslanchava.
O especialista acredita que os investidores têm que estar agora de olho na troca da moeda para o real no próximo dia 1º de julho.
A sugestão é deixar um pouco de lado a rentabilidade e privilegiar a liquidez (o dinheiro disponível em mãos), acrescenta Eduardo Santalucia Jr., também, do Banco Financeiro e Industrial de Investimento, associado ao Sudameris.
Ele sugere resgatar (retirar o dinheiro) de todas as aplicações anteriores e concentrar pelo menos 80% dos recursos em fundos de commodities. Ele colocaria o restante no fundo de ações.
Se ao final de junho houver uma avaliação de que o fundo de commodities é uma opção atrante na "era do real", é só deixar o dinheiro aplicado, completa Prescinotti.
O investidor no fundo de commodities terá a possibilidade, também, de mudar sua estratégia, ao mesmo tempo que receberá uma rentabilidade maior do que a do fundão e do fundo carteira livre (aplicação de renda fixa, tendo como lastro ações).
A estimativa é que o juro real (acima da inflação) fique entre 4% e 5%, contra 2,7% atuais. Ainda não se tem idéia de como vai se comportar a inflação residual em julho, mas se espera que o Banco Central sinalize taxas altas para evitar fuga da poupança financeira para o consumo, diz.
Para Prescinotti, não há risco de que os investidores em fundos de commodities sejam prejudicados com eventual aplicação de deflator ou tablita.
Segundo ele, os administradores de fundos vão a partir de agora ir, de maneira gradual, trocando as aplicações em CDBs prefixados por papéis indexados à URV.

Texto Anterior: Ilusão monetária ?
Próximo Texto: Anote as novas dicas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.