São Paulo, domingo, 22 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Propostas mudaram

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

O movimento feminista mudou muito suas bandeiras nos últimos 30 anos. Suas origens estão no início do século, quando tinha como única reivindicação o direito da mulher ao voto.
Mas foi na década de 60 que ele apareceu nas ruas dos EUA com maior estardalhaço. A época era de mobilizações de massa e as mulheres aproveitaram o embalo e se organizaram para manifestar descontentamento.
A grande teórica dessa fase de maior visibilidade do feminismo foi a ex-dona de casa Betty Friedan, que em 1963 publicou o livro "The Feminine Mystique" e três anos depois fundou a National Organization for Women, a mais importante entidade de mulheres do país.
Naquela época, em que mulheres queimavam seus sutiãs em passeatas, as principais reivindicações do movimento eram: a aprovação de emenda constitucional para garantir igualdade de direitos para os dois sexos, a legalização do direito de se praticar aborto, maior participação feminina na representação política do país.
Em 1972, o Congresso aprovou a emenda dos direitos iguais (embora ela nunca tenha sido incorporada à Constituição porque menos de dois terços dos Estados a ratificaram em dez anos). Em 1973, a Suprema Corte, no caso Roe vs Wade, reconheceu o direito da mulher praticar aborto.
Apesar de não ter conquistado tudo o que desejava 30 anos atrás, o movimento feminista mudou bastante o conteúdo de suas propostas.
No que se refere ao aborto, sua luta agora é para impedir que Roe vs Wade seja revertida. A idéia de emenda constitucional para garantir igualdade de direitos foi trocada por ações localizadas para dar às mulheres as mesmas oportunidades de emprego e remuneração (na média, a mulher nos EUA recebe 41% a menos do que o homem em seu trabalho).
Novas questões, como a denúncia de molestamento sexual e a campanha contra a pornografia ganharam espaço no movimento feminista nos anos 90, quando o nível de radicalismo do seu discurso é menor do que na década de 60, mas sua abrangência social é possivelmente maior do que nunca.
(CELS)

Texto Anterior: Saiba o que é molestamento
Próximo Texto: Clinton é primeiro presidente no poder a ser processado civilmente
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.