São Paulo, domingo, 22 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Clinton é primeiro presidente no poder a ser processado civilmente

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

Bill Clinton é o primeiro presidente dos Estados Unidos a ser processado civilmente no exercício do poder.
A ex-funcionária pública Paula Jones o acusa de ter tentado forçá-la a fazer sexo oral quando ele era governador do Estado de Arkansas e alega ter tido problemas no emprego depois de se recusar.
Ela exige US$ 700 mil em indenizações e promete doar qualquer dinheiro que receba no processo contra o presidente Clinton a entidades beneficientes.
Clinton tem até o final do mês para responder às acusações. Seu advogado, Robert Bennett, vai tentar adiar o processo sob o argumento de que o presidente da República não pode ser distraído por ações civis.
Bennet usa como argumento resolução de 1982 da Suprema Corte, segundo a qual o presidente da República não pode ser processado civilmente por decisões tomadas no exercício do cargo.
Mas a decisão da Suprema Corte (tomada por 5 votos a 4) nada dizia sobre imunidade do presidente por atos cometidos antes da sua chegar ao cargo, como é o caso da acusação de molestamento sexual feita por Jones.
(CELS)

Texto Anterior: Propostas mudaram
Próximo Texto: Caso Jones constrange liberais
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.