São Paulo, quinta-feira, 26 de maio de 1994
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Empresários recorrem a manual sobre partido

XICO SÁ
DA REPORTAGEM LOCAL

Empresários, banqueiros e executivos de multinacionais estão recorrendo a um manual sobre o PT, com o objetivo de tirar dúvidas sobre um eventual governo Lula.
O manual é uma espécie de "quem é quem" no partido e foi preparado pela Rosenberg Consultoria. Custa 100 URVs (CR$ 178,4 mil, pela URV de hoje). Em uma semana, o livro já vendeu 150 exemplares.
O documento contém o perfil dos dirigentes do PT, o programa do candidato Luiz Inácio Lula da Silva e uma radiografia com todas as tendências, ou divisões, existentes no partido.
O texto traz ainda uma bolsa de apostas com nomes que poderiam integrar um ministério em caso de vitória de Lula.
Para a área econômica do governo, por exemplo, estão cotados o deputado federal Aloizio Mercadante (PT-SP) e os economistas Paulo Nogueira Batista Junior e Maria da Conceição Tavares (candidata a deputada federal pelo PT do Rio).
Além destes nomes, o manual aponta também, com chances, pessoas conhecidas apenas no circuito petista, como Cesar Benjamin, um dos consultores econômicos do programa de Lula.
A procura do guia sobre o PT é maior por parte das multinacionais e bancos estrangeiros.
A venda tem sido feita pelo sistema de "mala direta" –através dos Correios.
Para divulgar o documento, a Rosenberg está enviando às empresas um texto com o título "Caia na real".
É uma espécie de alerta para a possibilidade de um futuro governo de Lula.
"Para ajudá-lo a resolver o enigma do PT, este relatório será peça fundamental", informa o texto do documento.
O anúncio para vender o "quem é quem" do PT chama a atenção dos empresários para a possibilidade de vitória de Lula no primeiro turno das eleições.
"Não dá para bancar o avestruz em relação a um candidato que tem hoje quase todos os votos necessários à sua eleição já no primeiro turno", diz.
A Rosenberg Consultoria tem sede em São Paulo e é comandada pelo economista Luiz Paulo Rosenberg. O economista assessorou o ex-presidente José Sarney durante seu governo (85 a 90).
A consultoria presta serviços a um grupo de cem empresas, entre estrangeiras e nacionais.
Para traçar a radiografia do PT, a Rosenberg contratou Wladimir Pomar, ex-integrante da Comissão Executiva do partido.
Pomar foi coordenador da campanha de Lula para a Presidência em 1989.

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