São Paulo, quinta-feira, 26 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BM&F amplia os negócios com produtos agropecuários

A Bolsa de Mercadorias e Futuros começa a dar novo impulso aos negócios com produtos agropecuários no mercado futuro. Amanhã inicia a negociação com boi gordo e já estão sendo acertados os detalhes de um novo contrato de soja.
A BM&F, quinta maior bolsa de futuros do mundo, se firmou desde a sua fundação, em 1986, no mercado financeiro, apesar de o país ser um grande produtor agrícola.
A função do mercado futuro é o de se garantir preços futuros para uma determinada mercadoria. Dois participantes do mercado –que podem ser, por exemplo, um pecuarista e um frigorífico– se dispõem a comercializar arroba de boi gordo a um determinado preço para a entrega do produto em uma data futura.
O pecuarista vai negociar preço que cubra os gastos com a criação do boi e lhe dê margem de lucro na operação. O frigorífico aposta que o preço estipulado para o futuro lhe será favorável naquela data.
O novo contrato de boi terá seu valor atrelado ao dólar e os negócios serão feitos em lotes de 330 arrobas cada, ou seja, de 18 a 20 bois. A entrega do produto no final da operação será em Araçatuba, 532 km a noroeste de São Paulo.

Texto Anterior: Valor pago por plano de saúde deve ser declarado
Próximo Texto: Usurpação adiada
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.