São Paulo, quinta-feira, 26 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Passeio de barco leva a mansões históricas

ANDREW GREENLEES

Em Tarrytown
Para conhecer alguns dos pontos mais belos e interessantes do vale do rio Hudson é indispensável percorrê-lo de barco.
Do porto de Nova York, saem excursões que duram cerca de sete horas, com guias que vão apontando os pontos de interesse.
O início da viagem é marcado pela visão dos prédios da ilha de Manhattan, mas o cenário logo muda para os belos penhascos às margens do Hudson e as pontes que o atravessam.
Depois de uma hora e meia de viagem, o barco atraca na cidade de Tarrytown. De ônibus, os visitantes são levados a Philipsburg Manor, fazenda de uma família holandesa do século 18.
Lá, as construções e objetos são originais. E um toque curioso: pessoas "moram" na fazenda, usando roupas da época e desempenhando funções próprias dos moradores daquele período. É o conceito do "museu vivo", muito apreciado pelos norte-americanos.
Na casa da família, mulheres preparam pão, queijo e sopas usando exclusivamente técnicas e receitas do século 18.
Depois de almoçar no pequeno restaurante de Philipsburg, o visitante é levado a Sunnyside, residência do primeiro escritor americano a ser reconhecido internacionalmente, Washington Irving.
A casa do escritor é mantida exatamente como ele a deixou ao morrer em 1859 e tem atrativos especiais aos interessados em arquitetura e mobília americana.
Terminada a visita, o ônibus leva os turistas de volta ao barco.
O passeio custa US$ 35 (CR$ 58,8 mil) e sai do porto de Nova York, na 12ª avenida com rua 38. As reservas podem ser feitas pelo telefone 1-800-53FERRY (as letras estão no teclado do telefone).
O barco sai todos os dias durante o verão às 10h e retorna às 17h. Em outras épocas do ano, a viagem acontece no fim-se-semana.
Existe ainda a opção de se fazer uma visita a Kykuit, casa de verão da família Rockfeller.

Texto Anterior: George Washington deu nome à cidade
Próximo Texto: Museu terá um terço a mais de obras em 97
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.