São Paulo, domingo, 29 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AS ETAPAS DO RESGATE HISTÓRICO

As etapas da perícia das ossadas dos três inconfidentes estão sendo documentadas passo a passo pelos peritos, para constarem no laudo final das pesquisas.
O perito Nelson Massini quer registrar com imagens esse resgate, para que ele possa ser revisto pelos que visitam o Museu da Inconfidência em Ouro Preto (MG).
As fases da pesquisa são hoje tema de aulas para estudantes de odontologia e medicina legal, de antropometria e de antropologia. Em um mês, terminam os trabalhos feitos na primeira ossada inconfidente, com a identificação de seu dono.

1 - \<FT:"Times New Roman",SR\>A pesquisa começa com a seleção visual das ossadas dos três inconfidentes, que estão misturadas; a dificuldade consiste em separá-las; a distribuição dos ossos é feita a partir das cores de cada um delas

2 - Na urna forma encontrados quatro tipos diferentes de mateirais, misturados com os ossos; no segundo passo, os peritos depositam em recipientes distintos estes materiais (foto, acima), que serão também analisados; o dentista Eduardo Daruge (à dir.) descobre na urna um fragmento de jornal do dia 7 de setembro de 1934

3 - O pesquisador Eduardo Daruge Jr. (à esq.) separa um pedaçode crânio, que é o fragmento de osso mais prejudicado dentreos despojos, pois nele faltam partes fundamentais; a faseinicial da pesquisa chega ao fim com a reconstituição do primeirocrânio dos três encontrados; de quem é, não se sabe ainda (acima)

Texto Anterior: Saiba o que foi a Inconfidência Mineira
Próximo Texto: Técnica é a mesma do caso Mengele
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.