São Paulo, terça-feira, 31 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Revolta de presos dura 14 horas em Jacareí

DA FOLHA VALE E DA REPORTAGEM LOCAL

Cerca de 130 presos se rebelaram durante 14 horas na cadeia pública de Jacareí (68 km a leste de São Paulo), depois de uma tentativa frustrada de fuga.
Os presos tentaram fugir anteontem, no início da noite, mas foram impedidos por agentes carcerários.
A rebelião começou às 22h do domingo e só terminou ontem às 12h, com a presença do juiz corregedor dos presídios de Jacareí, Marcos Antonio Tavares, 38.
A cadeia tem capacidade para 59 presos, mas abriga hoje 135.
O diretor Helcias Nogueira Paranaguá Filho, 29, solicitou à Justiça a remoção de pelo menos 40 presos. Não houve feridos.
Os detentos rebelados exigiam a mudança de regime, do fechado para o semi-aberto.
Censo
O Ministério da Justiça e a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária vão fazer a partir de julho o primeiro censo penitenciário do país.
O objetivo é descobrir o perfil dos 128 mil presos no Brasil.
Segundo o presidente do Conselho Nacional de Política Penitenciária, Edmundo Oliveira, o censo será realizado por estagiários de direito e funcionários de presídios.
Tanto Oliveira quanto o secretário estadual de Administração Penitenciária, José de Mello Junqueira, afirmam que o censo visa a "humanização" dos presídios.
A pesquisa seria, segundo Oliveira, um instrumento para que o governo federal possa solicitar verba de US$ 25 milhões à ONU.
A verba seria utilizada na construção da primeira escola penitenciária do país e na remodelação de parte do sistema carcerário.
Segundo um pré-censo penitenciário (veja quadro ao lado), feito em maio de 93, ocorrem uma média de um milhão de crimes por ano no Brasil.

Texto Anterior: Policiais da Rota são presos por assassinato
Próximo Texto: "Suicídio é ato de autoridade", diz a carta
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.