São Paulo, sexta-feira, 3 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Filme mais visto passou na TV

JOSÉ GERALDO COUTO
DA REPORTAGEM LOCAL

O filme brasileiro mais visto até agora em 94 não estreou nos cinemas, mas na televisão.
Fruto de uma co-produção com a Rede Cultura de São Paulo, o longa-metragem em episódios "Veja Esta Canção", de Cacá Diegues, foi exibido em capítulos pela emissora nos sábados do mês de maio.
Teve em média, em cada uma das exibições, 4 pontos de audiência, segundo o Ibope –o dobro do que costuma ser obtido pelos filmes exibidos pela Cultura no mesmo horário (22h30 de sábado).
Isso significa que "Veja Esta Canção" atingiu aproximadamente 160 mil domicílios só na Grande São Paulo. Foi exibido também no interior do Estado e retransmitido para outras 11 capitais.
O filme deverá ser lançado em breve nos cinemas do Rio de Janeiro e de outras cidades não atingidas pela Cultura e suas retransmissoras.
Em São Paulo, nenhuma distribuidora de cinema se interessou por enquanto pelo longa-metragem.
Cacá Diegues não esconde que preferia que o filme estreasse primeiro no cinema e depois fosse para a TV, de modo a não prejudicar sua carreira nas salas. Mas a emissora fez questão da primazia.
Mesmo tendo sido "queimado" pela televisão em parte do mercado, Paulo Sérgio de Almeida, da Riofilme, acredita que o filme de Diegues será o de maior público entre os brasileiros programados para lançamento no segundo semestre de 94.
Os quatro episódios de "Veja Esta Canção" são inspirados em músicas de Caetano Veloso ("Você É Linda"), Chico Buarque ("Samba do Grande Amor"), Jorge Ben Jor ("Pisada de Elefante") e Gilberto Gil ("Drão"). Patrocinada pelo Banco Nacional, a produção custou US$ 300 mil.
Diegues já teve outro filme exibido primeiro na televisão. Foi "Dias Melhores Virão", com Marília Pêra e Paulo José, que a Rede Globo mostrou há quatro anos.
A exibição na TV, segundo o diretor, ocasionou um boicote do filme nos cinemas.

Texto Anterior: Brasileiros recuperam público perdido
Próximo Texto: Número de títulos dobra no segundo semestre
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.