São Paulo, domingo, 5 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Ele disputa em outro plano'

XICO SÁ
DO ENVIADO ESPECIAL

O ex-ministro da Fazenda e deputado federal Gustavo Krause, 47, aceitou o desafio de enfrentar o "mito" Arraes depois da desistência de três políticos tradicionais de Pernambuco.
Antes da sua candidatura, desistiram da disputa o senador Marco Maciel (PFL), o deputado federal Roberto Magalhães (PFL), e o prefeito de Recife, Jarbas Vasconcelos (PMDB).
A atitude de Krause foi considerada corajosa entre os pernambucanos. O ex-ministro diz que é um "candidato de carne e osso", chama Arraes para o debate e promete vencê-lo nas urnas.

Folha - O que fazer para vencer Arraes?
Krause - Não tem receita, não tem fórmula mágica. A estratégia é a diferenciação, bem articulada. Mostrar o significado político de Arraes e me apresentar como o seu contraponto. Tem que ser uma campanha profissional, com zero de achismo. O mínimo de intuição e o máximo de certeza técnica.
Folha - Arraes é um candidato que pouco fala, não responde a provocações. Isso deve dificultar a sua campanha. É verdade?
Krause - É. Ele disputa em outro plano, não sai da zona de sombra. Na zona de sombra do inconsciente, do não-dito.
Eu tenho tentado promover o confronto de discurso, de personalidade, mas fica difícil, ele não responde. Mas vai chegar um momento que ele terá que debater.
Folha - O que pode fazer a diferença de projetos políticos entre a sua candidatura e a de Arraes?
Krause -A moldura do mundo contemporâneo exige uma redefinição do que seja governo. Só pode ser exercido com muita mobilidade, muito trabalho. É isso que eu proponho.
O governo no padrão clássico, do governo-paizão, é coisa ultrapassada. A minha candidatura tem um encontro marcado com o futuro. Com um padrão mais moderno.
Fiz esforço com o partido por esta coligação com Fernando Henrique Cardoso. Isso aponta para uma saída para o país.
Folha – Pernambuco sempre teve uma eleição muito polarizada, tipo esquerda contra direita. Nessa eleição, isso acabou?
Krause – Essa é a primeira eleição realmente plural. E eu sou candidato exatatamente por isso. A nossa chapa reproduz a aliança nacional do PFL com o PSDB e tem o apoio de Jarbas Vasconcelos (PMDB).

Texto Anterior: Veja como surgiu o mito
Próximo Texto: Empresário defendePT e pede subsídios
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.