São Paulo, domingo, 5 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Empresário defendePT e pede subsídios

XICO SÁ
DO ENVIADO ESPECIAL

Empresário defende PT e pede subsídios
'Lula e Arraes serão nossa salvação'
Gerson Carneiro Leão, 50, um dos maiores empresários do setor de cana-de-açúcar de Pernambuco, aposta no PT e em Arraes (PSB) na esperança de garantir mais subsídios para o setor.
Presidente do Sindicato dos Fornecedores de Cana-de-Açúcar, Carneiro Leão reclama do tratamento recebido ultimamente pelo Banco do Brasil.
"Os marajás do governo colocam na conta da gente percentuais de juros indevidos", diz. "Ainda por cima atacam fornecedores e usineiros como grandes beneficiados por mamatas oficiais."
Carneiro Leão é um dos maiores proprietários de terra da Zona da Mata de Pernambuco e o sindicato que dirige comanda 10,8 mil filiados.
Segundo o empresário, pelo menos 85% estão apoiando a candidatura de Miguel Arraes para o governo de Pernambuco e de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a Presidência.
"Os dois serão a nossa salvação", comenta. Essa ajuda, de acordo com Carneiro Leão, seria dada em forma de subsídios para os fornecedores. "Na França, em qualquer país civilizado, a agricultura é muito subsidiada."
O presidente do Sindicato dos Fornecedores raciocina da seguinte forma:
Lula e Arraes pretendem melhorar a situação dos trabalhadores do campo e, para chegar a isso, terão que incentivar a produção, por intermédio de financiamentos oficiais.
Carneiro Leão agradece a Arraes um empréstimo do Banco do Brasil, obtido em 1992 (governo Collor). Ele diz que não lembra do valor, mas conta uma história curiosa.
O presidente do BB, na época, Lafayete Coutinho, disse que só liberaria o empréstimo se ele conseguisse um requerimento de um "parlamentar de esquerda".
Coutinho, segundo Carneiro Leão, temia as reportagens sobre empréstimos a usineiros. Por este motivo precisava do "aval" de um esquerdista.
Com este aval, Coutinho achava que estaria livre de ataques. O empresário explicou a situação a Arraes e obteve o empréstimo que queria.

Texto Anterior: 'Ele disputa em outro plano'
Próximo Texto: Asfaltamento de ruas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.