São Paulo, domingo, 5 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Asfaltamento de ruas

Asfaltamento de ruas não é atribuição imediata do governo federal, apesar de a Constituição até prever gastos da União para reduzir desigualdades regionais. Também não é possível imaginar que a Presidência possa se ocupar, administrativa ou financeiramente, das ruas dos cerca de cinco mil municípios brasileiros. A promessa, pontual e localizada, tem caráter populista. Um presidente tem que criar condições de desenvolvimento e de saneamento das finanças públicas em geral para permitir que esferas descentralizadas de governo tomem decisões de caráter local.

Acesso de negros à universidade
O candidato do PDT, Leonel Brizola, prometeu garantir "acesso especial a negros na universidade", na última terça-feira
O "acesso especial" deve manter o sistema de discriminação e é de praticidade duvidosa. O provável desempenho inferior de alunos admitidos apenas pela sua origem étnica faria universidades oficiais desperdiçarem recursos públicos. A discriminação também seria institucionalizada com a criação de uma reserva de mercado para as vítimas de um sistema que continuaria a produzir desigualdades. A realização da idéia é inviável -há preconceitos de diversas espécies no país e seria difícil definir exatamente quais discriminados teriam direito especiais (e os mestiços?).

Texto Anterior: Empresário defendePT e pede subsídios
Próximo Texto: Inflação define o futuro da nova moeda
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.