São Paulo, domingo, 5 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Números; Na contramão; Comida quente; Yin-Yang; A Frase; A Frase; Duro de roer; Respeito; Sinceridade; Super-herói; Tapeçarias

DAS QUAIS BLINDADAS

Números
195
mil toneladas de bombas foram atiradas no norte da França nas semanas antes da invasão aliada

A cada
5
minutos as fábricas americanas produziam um avião na época do Dia D

54
mil cozinheiros eram necessários para alimentar o exército americano na Inglaterra em junho de 44

12
mil aviões e 3.500 planadores foram usados no desembarque

70
mil mulheres britânicas se casaram com soldados americanos e foram para os EUA depois da guerra

Uma divisão de infantaria alemã tinha
17.2
mil homens e até

5
mil cavalos

Os alemães tinham na França
61
divisões,

11
Os aliados destruíram
2.2
mil tanques alemães de junho a setembro de 44; sobraram apenas 120 tanques nas divisões blindadas alemãs
2
mil edifícios foram destruídos na Normandia durante os combates

Em Caen, foram destruídos
9
mil dos 15 mil prédios da cidade

2
milhões de minas foram enterradas pelos alemães na costa atlântica da França

Na contramão
O mesmo almirante britânico que organizou em 1940 a saída em Dunquerque, França, do exército britânico derrotado pelos alemães foi encarregado de, quatro anos depois, organizar a volta dos aliados em território francês, sir Bertram Ramsay.

Comida quente
Os americanos não descuidaram do conforto de seus soldados imediatamente após o desembarque. Um dos navios mais exóticos da armada do Dia D era uma lancha de desembarque-cozinha, capaz de preparar 700 refeições quentes por dia.

Yin-Yang
O símbolo da 29ª Divisão de Infantaria dos EUA foi baseado em um símbolo oriental, mostrando a dualidade de princípios da filosofia chinesa, yin e yang. No distintivo da unidade, as duas cores simbolizavam os estados diferentes em que seus soldados foram recrutados –azul para os do norte, cinza para os do sul dos EUA.

A Frase
"Você imagina que na hora em que estiver acordando, 20 mil homens podem ter sido mortos?"
(Winston Churchill, em um momento de pessimismo sobre a invasão, falando à sua mulher na noite de 5 de junho de 1944)

A Frase
"Nossos desembarques falharam e eu ordenei a retirada das tropas. Minha decisão de atacar nessa hora e nesse local foi baseada na melhor informação disponível. As tropas, a aviação e a marinha, fizeram tudo o que a bravura e devoção ao dever podem fazer. Se alguma culpa ou falha se atém à tentativa, são apenas minhas"
(Dwight Eisenhower, em um rascunho de comunicado à imprensa que escreveu mas não precisou divulgar)

Duro de roer
Os biscoitos à disposição do exército inglês também fizeram suas vítimas. Um deles quebrou a dentadura do general Montgomery logo após o desembarque. Os dentes foram enviados a Londres para reparo. Uma semana mais tarde, outro biscoito danificou a mesma dentadura. A partir de então a dieta do exército britânico foi modificada.

Respeito
Atiradores alemães se esconderam em uma torre de igreja na Normandia. O cabo inglês Tom Galeen atirou com uma arma antitanque e destruiu a torre, matando 12 alemães. O coronel britânico perguntou a Galeen se a igreja tinha sido danificada. Galeen respondeu que só a torre tinha sido afetada. "E quando eu entrei nela, senhor, tirei o chapéu", concluiu o cabo.

Sinceridade
O general alemão Karl Rudolf Gerd von Rundstedt vinha de uma família aristocrática prussiana e tinha desprezo pelos oficiais nazistas, ou bajuladores dos nazistas, do exército. Sua demissão do comando da frente ocidental em julho de 44 surgiu dessa franqueza. "O que devemos fazer?" perguntou a ele pelo telefone seu colega Wilhelm Keitel. "Pedir paz, seu idiota!", respondeu Von Rundstedt.

Super-herói
O alemão Michael Wittmann foi o mais bem-sucedido comandante de tanques da história. Veterano da frente russa, ele destruiu 138 tanques e 132 canhões inimigos de 1941 a 44. Em Villers-Bocage, Normandia, ele interrompeu praticamente sozinho o avanço do exército inglês, destruindo 27 tanques inimigos. A superioridade numérica o venceu, porém. Wittmann foi morto em 8 de agosto ao lutar com um grupo numeroso de tanques aliados.

Tapeçarias
Bayeux, uma das mais importantes cidades da Normandia, sobreviveu aos combates pouco danificada, junto com sua famosa tapeçaria (na verdade, um bordado) mostrando a invasão da Inglaterra pelos normandos em 1066. Séculos depois, os britânicos fizeram sua tapeçaria, hoje no Museu do Dia D, em Portsmouth (sul da Inglaterra), relatando a invasão de 6 de junho de 44.

Texto Anterior: Gastronomia na festa contrasta com os dias difíceis de combates
Próximo Texto: Brasileiros foram às ruas festejar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.