São Paulo, domingo, 5 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Leia a íntegra da ordem de combate do general Eisenhower às tropas

Leia íntegra da ordem de combate do general Eisenhower às tropas
Quartel-general Supremo
Força Expedicionária Aliada
Soldados, marinheiros e aeronautas da Força Expedicionária Aliada!
Vocês estão prestes a embarcar para a Grande Cruzada, rumo à qual temos nos esforçado durante estes muitos meses. Os olhos do mundo estão sobre vocês. As esperanças e orações dos povos amantes da liberdade em toda parte marcham com vocês. Na companhia de nossos bravos aliados e irmãos-de-armas em outras frentes, vocês provocarão a destruição da máquina de guerra alemã e a eliminação da tirania nazista sobre os povos oprimidos da Europa e trarão paz para nós mesmos num mundo livre.
Sua tarefa não será fácil. Seu inimigo é bem treinado, bem equipado e endurecido pela batalha. Ele vai lutar com selvageria.
Mas este é o ano de 1944! Muito aconteceu desde os triunfos nazistas de 1940-41. As Nações Unidas infligiram aos alemães grandes derrotas, em combate aberto, homem-a-homem. Nossa ofensiva aérea reduziu seriamente a força deles no ar e sua capacidade de fazer a guerra no solo. Nossas frentes domésticas nos deram uma avassaladora superioridade em armas e munições de guerra e puseram à nossa disposição grandes reservas de combatentes treinados. A maré virou! Os homens livres do mundo estão marchando juntos à vitória!
Tenho toda a confiança em sua coragem, devoção ao dever e competência de combate. Não aceitaremos menos do que a vitória completa!
Boa sorte! E vamos todos buscar a bênção de Deus Todo-Poderoso para esta grande e nobre missão.
Dwight Eisenhower

Texto Anterior: Viagem recupera memória da guerra
Próximo Texto: Em 82, ingleses enfrentaram aviões argentinos nas praias das Malvinas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.