São Paulo, domingo, 5 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Turista quer passar frio em mesa na calçada

PAULO SILVA PINTO
ENVIADO ESPECIAL A CAMPOS DO JORDÃO

O "fog" da serra da Mantiqueira virou a brisa de praia dos paulistanos com a chegada do frio.
Ruas intransitáveis, hotéis sem vagas e a população da cidade –37 mil– multiplicada por cinco não são as únicas semelhanças entre Campos do Jordão (175 km a noroeste de São Paulo) e o Guarujá (87 km a sudeste de São Paulo).
Em uma quadra que vai receber 80 caminhões de areia, acontece em julho um torneio de vôlei.
Por enquanto, como se estivessem em frente ao mar, as pessoas lotam as mesas nas calçadas, mesmo à meia-noite.
Nem a dona do Café Cremerie, Maria Helena Camargo, 42, entende. "Eu estava aqui dentro, gelada como um pinguim, e perguntei para minha filha qual era a graça de ficar no frio lá fora. Ela disse que só velho sente frio e que lá fora é muito mais divertido", conta ela.
A Cremerie, que fica no bairro Capivari, inaugurou na quinta-feira um segundo andar, ampliando a área interna de 12 mesas para 26.
Quem quisesse ficar ali encontrava lugar na hora, mas para uma das 30 mesas na calçada do café a espera era de 20 minutos.
O vinho quente e o conhaque não conseguem ganhar das batidas geladas no número de pedidos. Perdem feio do chope –saem sete barris por noite no bar.
"É legal ficar na rua porque a gente encontra pessoas conhecidas", diz o engenheiro paulistano Ricardo Isola Campello, 24.
Outra explicação pode ser a vontade de fazer o que não dá em São Paulo, onde a prefeitura passa apreendendo mesas não-autorizadas. "Ficar em mesa ao ar livre é mais um jeito de sair do hábito de São Paulo, além de acordar tarde, por exemplo", diz o engenheiro Júlio Garólfalo, 23.
No melhor estilo praia, a choperia Bavária colocou música brasileira ao vivo para suas 30 mesas ao ar livre (dentro são só dez).
A Bavária, que começou a funcionar há dois meses, é uma das inaugurações que pipocam na cidade com a proximidade do inverno.
Anteontem à noite foi a vez do Café Cancún, uma filial da casa de mesmo nome em São Paulo. Vai funcionar só até 31 de julho, no Tênis Clube de Campos do Jordão.
Além do torneio de vôlei, o Tênis Clube tem um calendário de shows no melhor estilo verão. Dia 2 vem Fábio Júnior, dia 9 o grupo Só para Contrariar, dia 16 Toquinho, dia 23 Paralamas do Sucesso e dia 23 Elba Ramalho.

Texto Anterior: "Se meu marido me encontrar, eu morro"
Próximo Texto: Meia "canarinho" está encalhada
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.