São Paulo, domingo, 5 de junho de 1994 |
Texto Anterior |
Próximo Texto |
Índice
Como foi feita a sondagem
NELSON BLECHER
"A chave para o sucesso em um mercado global é o desenvolvimento de gerentes que consigam transpor, sem problemas, fronteiras geográficas e culturais", afirma. Ogranovitch expôs no 2º Congresso de Marketing do Cone Sul a pesquisa sobre diferenças culturais feita pelo holandês Geert Hofstede, da Universidade de Amsterdã. Esse levantamento é baseado em cinco dimensões: Distância de estrutura e poder: em que medida uma sociedade aceita que o poder em instituições seja distribuído desigualmente entre os indivíduos. Individualismo e coletivismo: a importância do indivíduo versus a do grupo. Orientação de tarefa e realização: o domínio da realização e sucesso acima da preocupação com os outros e com a qualidade de vida. Impedimento de incerteza: em que medida as pessoas na organização se sentem ameaçadas por situações incertas. A quinta dimensão ("dinamismo confuciano"), avalia se uma sociedade está orientada por uma visão pragmática de futuro. Ogranovitch correlaciona as elevadas taxas de crescimento dos tigres asiáticos (Japão, Cingapura, Tailândia, Coréia do Sul e Hong Kong) à pontuação elevada nesse vetor. (NB) Texto Anterior: Entenda diferenças entre vizinhos latinos Próximo Texto: Flexibilidade é chave do sucesso da HP Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |