São Paulo, domingo, 5 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Preparador vai lançar seu próprio software

FERNANDO RODRIGUES; MÁRIO MAGALHÃES
DOS ENVIADOS ESPECIAIS

O professor de educação física Moraci Sant'Anna é um dos maiores usuários de computador no futebol.
Sant'Anna, formado pela Fefisa (Faculdade de Educação Física de Santo André, no ABC, região da Grande São Paulo), começou a trabalhar com futebol em 1974, no Palmeiras.
Atualmente, tem contrato com o São Paulo até o dia 31 de agosto. Tem um compromisso de se transferir para o Valencia, da Espanha, depois da Copa.
No São Paulo, junto com o técnico Telê Santana, foi um dos responsáveis diretos pelas conquistas dos dois campeonatos latino-americanos e mundiais do clube, em 92 e 93.
Nos jogos do São Paulo, é comum ver Moraci Sant'Anna tomar notas em um laptop (computador portátil) com tela colorida. O programa que utiliza foi desenvolvido por ele em colaboração com a empresa Microsoft.
"Agora, desenvolvemos um programa mais sofisticado que será lançado na Copa. Teremos até um coquetel de lançamento, que deve ser logo depois da estréia do Brasil", disse o preparador físico da seleção brasileira.
Moraci Sant'Anna aceitou fotografar algumas telas do seu novo programa para a Folha. Embora não seja tão detalhado como o software dos norte-americanos, o programa oferce mais recursos.
Por exemplo, no programa de Moraci Sant'Anna será possível indexar as jogadas de uma partida também pelo nome do técnico –e não apenas pelo nome do jogador.
"Isso vai permitir, no futuro, quando tivermos muitos dados, que se saiba as jogadas preferidas de cada técnico", diz. (FR e MM)

Texto Anterior: Machucado, Branco fica em Los Gatos
Próximo Texto: Programa exige agilidade ao captar os dados
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.