São Paulo, domingo, 5 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Molécula com silício foge às expectativas

DA "NEW SCIENTIST"

Pesquisadores da Universidade de Wisconsin (EUA) descobriram que um composto de silício previsto como altamente instável é, na verdade, um sólido estável.
O silício, como o carbono, é capaz de estabelecer quatro ligações simples com quatro outros átomos para formar moléculas.
Mas a teoria prevê que, ao contrário do carbono, o átomo de silício, por ser grande demais, seria incapaz de estabelecer ligações duplas com um mesmo átomo.
Aquecendo um derivado de silício e cloro misturado com potássio dissolvido, os cientistas conseguiram obter cristais de um composto que chamaram de DAS.
Nesse composto, o átomo de silício apresenta, para surpresa dos químicos, não apenas uma, mas duas ligações duplas com átomos de nitrogênio.
Com ajuda de químicos europeus, os pesquisadores descobriram que o DAS sobreviveu dissolvido em temperaturas de 150 oC e não reagiu com outros compostos.
Os cientistas publicaram os resultados na revista da Sociedade de Química Norte-americana.

Texto Anterior: Equipe desenvolve método 'limpo' para queimar lixo
Próximo Texto: Congresso de química reúne mais de mil trabalhos em Minas Gerais
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.