São Paulo, terça-feira, 7 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Illycaffè premia qualidade

FREE-LANCE PARA A FOLHA

O "Prêmio Brasil de Qualidade do Café para Expresso" chega a sua quarta edição, promovido pela empresa italiana Illycaffè.
Serão distribuídos este ano US$ 73 mil em prêmios aos dez primeiros colocados, além da garantia de compra de pelo menos parte da safra dos 50 finalistas.
Para participar do concurso, o produtor deve enviar, entre os dias 22 de agosto e 23 de setembro próximos, uma amostra de um quilo de café, representando um lote mínimo de 285 sacas, ainda não comercializadas.
O produto deve ser o arábica tipo 3, com no máximo 12 defeitos e preparado por via seca.
Para Aldir Alves Teixeira, consultor científico da Illycaffè, o segredo de um café de qualidade está no cuidado com a colheita.
Ele dá algumas orientações de como se obter um produto compatível com as exigências do mercado. A primeira é limpar o chão em volta do cafeeiro e apenas iniciar a colheita quando os frutos estiverem maduros e secos.
Em seguida, não amontoar nem lavar o café recém-colhido. Durante a secagem, o café deve ser esparramado em camadas finas e revolvido constantemente.
Outro detalhe importante é evitar que os secadores atinjam temperaturas acima de 45 graus centígrados.
Os organizadores esperam para este ano a participação de mais de 800 produtores.

ONDE SABER MAIS:As amostras devem ser enviadas para rua Michigan, 69, Brooklin, CEP 04566-903, São Paulo (SP). Informações pelo tel. (011) 536-9266

Texto Anterior: Lavoura envelhece e perde produtividade
Próximo Texto: Vietnã já produz mais do que SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.