São Paulo, terça-feira, 7 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estudantes colhem assinaturas para projeto sobre mensalidades

FERNANDO ROSSETTI
DA REPORTAGEM LOCAL

A UNE e a Ubes (União Nacional dos Estudantes e União Brasileira dos Estudantes Secundaristas) começaram a recolher esta semana no Estado de São Paulo assinaturas para apresentar ao Congresso um projeto de lei sobre mensalidades.
O projeto de iniciativa popular precisa recolher 1,5 milhão de assinaturas para ser apresentado.
Ele prevê, já no primeiro artigo, que não serão admitidas formas de calcular a mensalidade que não estejam previstas na lei.
Atualmente, escolas –principalmente de 1º e 2º graus de São Paulo– fixam em contratos formas de reajuste diferentes da estabelecida na Lei 8.170/91.
O projeto também prevê auditorias por comissões formadas por membros da Receita Federal, da UNE, do Ministério da Educação, entre outros, em instituições que sofram acusação de abuso nas mensalidades.
Hoje, o presidente da UNE, Fernando Gusmão, 25, se reúne em Brasília com o presidente Itamar Franco e com os ministros da Educação e da Fazenda, Murílio Hingel e Rubens Ricupero.
Vão discutir a medida provisória sobre mensalidades escolares.
Essa medida, em discussão há três meses, inicialmente iria converter as mensalidades em URV pela média dos valores de novembro a fevereiro, depois passou a propor a conversão pelos meses de fevereiro a maio e, anteontem, "poderia", segundo Ricupero, converter pela média de janeiro a abril.
"O combinado com o presidente é que a conversão não será pelos meses de fevereiro a maio", afirmou Fernando Gusmão. (FR)

Texto Anterior: Normas de segurança restringem experiências
Próximo Texto: Grevistas da USP, Unesp e Unicamp fazem a 1ª assembléia conjunta hoje
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.