São Paulo, terça-feira, 7 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Esquema defensivo da Noruega lembra a escola inglesa de futebol

DA REPORTAGEM LOCAL*

Embora tenha sido responsável por uma das maiores goleadas das eliminatórias (10 a 0 sobre San Marino), o futebol norueguês se caracteriza pelo defensivismo.
É comum o treinador Egil Olsen optar por uma formação com quatro zagueiros, cinco meio-campistas e apenas um homem na frente, Jan Age Fjortoft, que atua no Swindon (Inglaterra).
Outra opção de Egil Olsen é colocar pelo lado direito, ao lado de Fjortoft, Jostein Flo, apelidado "O Farol", por ser alto e excelente cabeceador.
Para o gol, os noruegueses contam com três bons nomes experientes. Erik Thorstvedt, que esteve ameaçado de ficar fora da Copa, se recuperou de uma cirurgia no joelho e deve ser o titular. Grodas e By Rise, no entanto, são bons substitutos.
Oito dos jogadores da seleção norueguesa atuam na Inglaterra. É normal que a equipe tenha assimilado muito da escola inglesa.
A tal ponto que a Noruega foi o algoz da própria Inglaterra nas eliminatórias. Os ingleses perderam três pontos dos quatro que disputaram contra os noruegueses.
Em um dos últimos amistosos de preparação, a Noruega empatou em 0 a 0 com os mesmos ingleses, no estádio de Wembley.
Mais uma vez, o time de Olsen mostrou grande eficiência defensiva –tomou apenas oito gols nos últimos dez jogos.
A Inglaterra conseguiu dar apenas oito chutes em todo o amistoso em Wembley –a maior parte deles de longa distância.
A atuação do capitão Rune Bratseth foi fundamental para dar segurança à defesa norueguesa. Mas o time pouco mostrou no ataque.
Essa tática pode ser útil na primeira fase do Mundial. Nas partidas eliminatórias a partir das oitavas-de-final, porém, tomar um gol pode ser fatal para um time defensivo como a Noruega.

*Hoje, excepcionalmente, não publicamos o texto de Jairo dos Santos, observador do técnico Parreira

Texto Anterior: Mídia dos EUA elogia futebol colombiano
Próximo Texto: Equipe não conteve os suecos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.