São Paulo, terça-feira, 7 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mitterrand lembra franceses

ANDRÉ LAHÓZ
DO ENVIADO ESPECIAL

Milhares de franceses estiveram ontem em Ouistreham, a cidade que foi reconquistada ainda no Dia D pelo Comando Nº 4, que contava com o apoio de soldados franceses. A reconquista é motivo de orgulho no país.
Mas a participação francesa na batalha foi meramente simbólica. Afinal, eram apenas 177 soldados entre os 150 mil homens que desembarcaram na Normandia no primeiro dia.
Em Ouistreham há uma placa em homenagem aos seis franceses que morreram nessa cidade, em um dia no qual milhares de aliados perderam suas vidas.
O presidente François Mitterrand esteve ontem na cidade para homenagear os 177 soldados.
"A atuação desses homens foi importante, assim como as outras operações dos franceses durante aqueles anos finais", disse.
Vários veteranos de guerra estiveram presentes e alguns foram condecorados por Mitterrand.
"Lembro-me bem do Dia D", disse Pierre Chedeville, 72. "Não desembarquei, pois sou um marinheiro, mas a batalha foi muito dura para nós. O céu estava tomado de aviões e havia muitas minas na água. Quando nos aproximávamos da França, logo pela manhã, o capitão nos disse que seríamos os primeiros a chegar à costa e foi o que fizemos."
"Estou contente de ainda estar vivo, 50 anos após aquele inferno", disse Roger Le Page, 80. "Foi muito difícil para nós na praia Utah, mas certamente foi muito pior em Omaha." (ALz)

Texto Anterior: Normandia reúne líderes de 19 países
Próximo Texto: Russos e alemães não participam
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.