São Paulo, terça-feira, 7 de junho de 1994 |
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Pior acidente de avião da China deixa 160 mortos
DO "THE INDEPENDENT" E DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS Um avião chinês que fazia um vôo doméstico caiu às 8h20 de ontem (0h20 em Brasília), matando as 160 pessoas a bordo, 146 passageiros e 14 tripulantes.É o pior desastre aéreo na história da aviação civil chinesa. O Tupolev-154, de fabricação russa, da China Northwest Airlines caiu oito minutos depois de decolar de Xian, com destino a Cantão, debaixo de chuva. Apenas um dos passageiros foi levado com vida para o hospital, mas não resistiu e morreu. Trabalhadores da localidade de Mingdu, região da queda do avião, afirmaram ter ouvido uma explosão e visto pedaços do avião caindo do céu. Outras testemunhas disseram que o avião caiu ao tentar fazer um pouso de emergência em um campo alagado. As causas do acidente estão sendo investigadas e o vice-premiê chinês Zou Jiahua foi para o local. A lista de passageiros incluía 13 estrangeiros, dois norte-americanos, seis italianos e um suíço, além de três moradores de Hong Kong e um de Taiwan. Uma agência de turismo afirmou que quatro dos italianos mortos são da mesma família. Entre eles estariam duas crianças, de nove e dez anos. A lista de mortos ainda não havia sido oficialmente confirmada. O acidente de ontem foi o primeiro de 1994. Durante os últimos dois anos as linhas aéreas estatais chinesas sofreram uma onda de desastres, quase-desastres e acidentes (veja texto ao lado). Este ano a CAAC (Corporação de Aviação e Administração Civil) esforçou-se para melhorar a segurança dos aviões. Por coincidência, a edição de ontem do jornal oficial "Diário da China" falava no aumento de cerca de 20% no tráfego aéreo de passageiros e cargas verificado nos primeiros cinco meses do ano. O jornal citou o vice-diretor do CAAC, Yan Zhixiang, que teria atribuído o aumento "às medidas efetivas adotadas contra os acidentes aéreos e a pirataria aérea e à melhora nos serviços". O jornal disse que "rígidos códigos de segurança" haviam sido implementados pelas tripulações, os mecânicos dos aviões, os guardas dos aeroportos e os controladores do tráfego aéreo. A rápida expansão da economia chinesa deixou seu sistema aéreo doméstico sobrecarregado e sub-financiado. Nos anos de 1992 e 1993 mais de 400 pessoas morreram em desastres aéreos civis. O número de vítimas no acidente de ontem superou o do ocorrido em novembro de 1992, quando 141 pessoas morreram em consequência da queda de um avião em Guilin, sul do país. Texto Anterior: Brasileiro guarda o cemitério Próximo Texto: Conselho de Segurança negocia sanções contra a Coréia do Norte Índice |
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