São Paulo, terça-feira, 7 de junho de 1994
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Pior acidente de avião da China deixa 160 mortos

DO "THE INDEPENDENT" E DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Um avião chinês que fazia um vôo doméstico caiu às 8h20 de ontem (0h20 em Brasília), matando as 160 pessoas a bordo, 146 passageiros e 14 tripulantes.
É o pior desastre aéreo na história da aviação civil chinesa.
O Tupolev-154, de fabricação russa, da China Northwest Airlines caiu oito minutos depois de decolar de Xian, com destino a Cantão, debaixo de chuva.
Apenas um dos passageiros foi levado com vida para o hospital, mas não resistiu e morreu.
Trabalhadores da localidade de Mingdu, região da queda do avião, afirmaram ter ouvido uma explosão e visto pedaços do avião caindo do céu.
Outras testemunhas disseram que o avião caiu ao tentar fazer um pouso de emergência em um campo alagado.
As causas do acidente estão sendo investigadas e o vice-premiê chinês Zou Jiahua foi para o local.
A lista de passageiros incluía 13 estrangeiros, dois norte-americanos, seis italianos e um suíço, além de três moradores de Hong Kong e um de Taiwan.
Uma agência de turismo afirmou que quatro dos italianos mortos são da mesma família. Entre eles estariam duas crianças, de nove e dez anos.
A lista de mortos ainda não havia sido oficialmente confirmada.
O acidente de ontem foi o primeiro de 1994. Durante os últimos dois anos as linhas aéreas estatais chinesas sofreram uma onda de desastres, quase-desastres e acidentes (veja texto ao lado).
Este ano a CAAC (Corporação de Aviação e Administração Civil) esforçou-se para melhorar a segurança dos aviões.
Por coincidência, a edição de ontem do jornal oficial "Diário da China" falava no aumento de cerca de 20% no tráfego aéreo de passageiros e cargas verificado nos primeiros cinco meses do ano.
O jornal citou o vice-diretor do CAAC, Yan Zhixiang, que teria atribuído o aumento "às medidas efetivas adotadas contra os acidentes aéreos e a pirataria aérea e à melhora nos serviços".
O jornal disse que "rígidos códigos de segurança" haviam sido implementados pelas tripulações, os mecânicos dos aviões, os guardas dos aeroportos e os controladores do tráfego aéreo.
A rápida expansão da economia chinesa deixou seu sistema aéreo doméstico sobrecarregado e sub-financiado.
Nos anos de 1992 e 1993 mais de 400 pessoas morreram em desastres aéreos civis.
O número de vítimas no acidente de ontem superou o do ocorrido em novembro de 1992, quando 141 pessoas morreram em consequência da queda de um avião em Guilin, sul do país.

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