São Paulo, sábado, 11 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Médico relaciona obesidade com frustração sexual

MARCELO MIGLIACCIO
DA SUCURSAL DO RIO

A insatisfação sexual é a maior causa de obesidade entre as mulheres das classes A, B e C, com idades entre 18 e 40 anos. Em segundo lugar, estão as tensões de razão econômica.
Estas são as principais conclusões de uma pesquisa feita com 3.000 mulheres no Rio, entre dezembro de 93 março passado, pelo endocrinologista Tércio de Castro Rocha Júnior.
Rocha Júnior quis obter dados sobre o comportamento e a estética feminina fora de seu consultório. "Comer muito ou mal é uma consequência da vida que a mulher leva", diz.
O médico contou com a ajuda de três psicólogas, que submeteram às entrevistadas um questionário com 30 perguntas.
"Concluímos que sem carinho e sexo, o comportamento alimentar da mulher geralmente degringola. O afeto é a base do equilíbrio na maioria dos casos", diz Rocha Júnior, 29.
Entre as mulheres ouvidas, 35% afirmaram estar insatisfeitas sexualmente e 17% disseram que são infelizes. Mais de metade (57%) delas eram obesas.
Outro dado curioso da pesquisa é que 25% das entrevistadas declararam estar satisfeitas sexualmente ao mesmo tempo em que revelaram nunca ter tido um orgasmo.
Os hábitos das entrevistadas também são preocupantes. Três quartos delas costumam comer apressadamente em lanchonetes e 54% fumam.
Entre as entrevistadas, 72% beliscam guloseimas entre o almoço e o jantar. Ao mesmo tempo, 80% sustentam que têm controle sobre a vontade de comer.
"É um ciclo. A partir da infelicidade sentimental ou sexual, a mulher passa à ansiedade. Daí, muitas compensarem comendo. A obesidade é a última peça do dominó que cai", diz o médico.

Texto Anterior: Câmara de oxigênio é usada para tratar infecção de garoto no Guarujá
Próximo Texto: Justiça Federal condena 2 por tráfico de crianças; Empresa constrói subestação do Metrô; Sindicato denuncia furto de 3,5 t de carne bovina; Justiça Militar decreta prisão de PMs da Rota; Acidente com caminhões pára Dutra por 2 horas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.