São Paulo, sábado, 11 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Local do escanteio não pode ser mudado

FÁBIO SORMANI
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Com a regra "Tiro de Canto", a 17ª, a Folha completa hoje a seção "Regras do Futebol". Você, portanto, que desconhecia, sabe agora que 17 são as regras que disciplinam um jogo de futebol.
O "Tiro de Canto", que completa a série, não tem mistério e dificilmente irá causar polêmica durante a Copa do Mundo dos EUA, cuja partida inicial acontece no próximo dia 17.
O escanteio só geraria alguma discussão se os jogos fossem disputados em campos de futebol de quinta categoria. O que, sabe-se, não é o caso.
Mas, se assim fosse, você teria de ficar atento apenas ao caso mencionado no quadro ao lado. Se o terreno estiver esburacado ou enlamenado no local onde se coloca a bola para bater o escanteio, o jogador, em hipótese alguma, pode mudar o local da cobrança.
Esta tem de ser feita dentro do quarto de círculo desenhado no gramado na intersecção da linha lateral com a linha de fundo, conforme determina a regra.
O jogador não pode, igualmente, retirar a bandeirinha colocada no "corner" de seu lugar para cobrar o escanteio.
Se isto acontecer, o árbitro tem de mandar o jogador colocar a bola e a bandeirinha nos lugares corretos.
Mas, por falar em bandeirinha de escanteio, fique atento ao seguinte lance, que costuma acontecer com frequência durante jogos de futebol.
Quando dois ou mais jogadores disputam a bola perto da bandeirinha, é possível que um deles choque a mão no mastro da bandeirinha, para não perder o equilíbrio, por exemplo.
Caso isso aconteça, o árbitro terá de marcar um tiro livre indireto contra o time do jogador que colocou propositalmente a mão no mastro, o que não é permitido pela lei.
Está aí, então, a última regra do jogo de futebol. Mas, se você tiver perdido alguma das 17 regras, não se preocupe.
A Folha vai publicar um caderno especial no dia 15 contendo todas elas. Releia com atenção, fique com as 17 regras do futebol na ponta da língua e não fique por baixo em nenhuma discussão sobre arbitragem nesta Copa do Mundo que está começando.

Texto Anterior: Gays querem jogar com Itália
Próximo Texto: AS REGRAS DO FUTEBOL
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.