São Paulo, sábado, 11 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AS REGRAS DO FUTEBOL

Regra 17
Em uma situação hipotética, um atacante vai bater o escanteio. O quarto de círculo onde a bola deve ficar, indicado conforme a regra, está esburacado. O atacante, observando que terá dificuldades para bater o escanteio, retira a bandeirinha. O árbitro, ao observar o fato, manda que o jogador coloque a bandeirinha no local e pede que o jogador coloque a bola um pouco fora do quarto de círculo, para que ele, com isso, possa cobrar o escanteio.

Pergunta - A atitude do árbitro foi correta?

Resposta - Em parte. Ao mandar o atacante colocar a bandeirinha de escanteio no lugar, o árbitro obedeceu à regra 17 do futebol ("Tido de Canto"). Diz ela: "a bandeirinha de `corner' não poderá ser deslocada à ocasião dessa cobrança". Errou, no entanto, ao mandar que o jogador cobrasse o escanteio em local fora do quarto de círculo. Mesmo que ele esteja esburacado ou alagado, por exemplo, não há menção alguma na regra que autorize o árbitro a indicar um novo lugar, mesmo que próximo ao círculo. A regra 17 também diz: "na cobrança de um tiro de canto (escanteio), todo o corpo da bola deverá ser colocado dentro do quarto de círculo correspondente à bandeira de `corner' mais próxima do local onde ela ultrapassou a linha de fundo". Portanto, a atitude correta do árbitro seria pedir para o atacante colocar a bandeirinha de escanteio no lugar e mandar que ele cobre o tiro de canto com a bola dentro do quarto de círculo pintado no gramado.

Texto Anterior: Local do escanteio não pode ser mudado
Próximo Texto: Alesi surpreende e faz melhor tempo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.