São Paulo, sábado, 11 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Prêmio HQ Mix chega à sexta edição

GABRIEL BASTOS JUNIOR
DA REPORTAGEM LOCAL

A entrega dos prêmios da sexta edição do Troféu HQ Mix –considerado o prêmio mais importante do mercado brasileiro de quadrinhos– acontece nesta terça-feira, no Sesc Pompéia.
Os vencedores deste ano têm algumas novidades. "Príncipe Valente" não ganhou melhor álbum clássico como nas outras edições e "Sandman" mudou de categoria –levou como revista seriada em vez de revista de terror.
A festa de entrega é uma grande reunião de artistas, editores e outros interessados do Brasil inteiro (principalmente de São Paulo).
A premiação será comandada por Serginho Groissman, apresentador do "Programa Livre" e conta com a participação da Royal Jazz Band.
O HQ Mix foi criado em 1989 (com prêmios referentes a 1988). Na época era ligado ao extinto programa "TV Mix", da Gazeta.
Uma das características do prêmio é que o troféu muda todo ano. O mais conhecido é o de Guto Lacaz (1991), que se tornou o logotipo do evento.
Este ano foram feitos vários troféus, que juntos formam uma sequência da personagem Lamparina –do pioneiro J. Carlos, que no dia 18 completaria 110 anos.
Ele foi um dos principais colaboradores da revista "O Tico-Tico" no início do século. A família deve enviar um representante para receber o troféu.
J. Carlos criou a menina Lamparina por volta de 1910 (não se sabe a data exata). O apogeu da personagem foi na década de 30.
A confecção do troféu é de Zarvos, escultor que já fez outros trabalhos relacionados a HQs.
Na Bienal de HQ do Rio, ano passado, Zarvos fez uma homenagem a Sandman. Antes já havia trabalhado com personagens de Angeli.
A votação nacional dos premiados foi feita por profissionais ligados à HQ. O resultado é um painel do que aconteceu no país em 1993.

HQ Mix - Terça-feira (14/6), às 20h30, na chopperia do Sesc Pompéia (rua Clélia, 93, Pompéia, zona oeste de São Paulo, tel.: 864-8544). Entrada franca.

Texto Anterior: Diretor de 'Malícia' quer recriar o filme 'noir'
Próximo Texto: Pesquisa estuda patrocínio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.