São Paulo, segunda-feira, 13 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FHC prevê fim do IPMF com o real

DO ENVIADO ESPECIAL A CANUDOS

O ex-ministro da Fazenda e candidato do PSDB à Presidência, Fernando Henrique Cardoso, defendeu anteontem o fim do IPMF (Imposto Provisório sobre Movimentação Financeira).
Ele disse que com "o fim da inflação" –que acredita que irá ocorrer com o Plano Real– o IPMF "se torna um tributo desnecessário e pesado que deve acabar ou diminuir gradativamente".
O candidato disse que impostos "do tipo do IPMF só fazem sentido com altas taxas de inflação". Segundo FHC, esse é o problema do imposto único: "Sem inflação, as pessoas vão achar pesado pagarem 1% sobre cada movimentação financeira."
Ele usou esse argumento com o líder do PFL na Câmara, Luís Eduardo Magalhães, durante visita a uma colônia nipo-brasileira de de fruticultores de Petrolina. Luís Eduardo lhe chamou num canto e disse: "Eles têm razão de reclamar da taxação sobre produtos de exportação."
FHC respondeu: "Mas com o fim da inflação, parte dessa taxação poderá desaparecer. É o caso do IPMF."

Texto Anterior: Decisão sobre juro fica para depois do real
Próximo Texto: Intervenção de Itamar assusta Fazenda
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.