São Paulo, terça-feira, 14 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RESPOSTAS DE LULA AO SEBRAE

1 - A pequena empresa é importante para o desenvolvimento do país? Em que sentido? Econômico, social ou político?
R. Pela quantidade de empregos que ela gera, ela permite condições materiais para que o indivíduo exerça sua cidadania.

2 - A pequena empresa merece tratamento diferenciado nas áreas jurídica, trabalhista, previdenciária, etc., como prevê o art. 179 da Constituição?
R. Sim. No campo dos dissídios coletivos, por exemplo, elas devem ter um tratamento diferenciado. É também preciso desburocratizar e simplificar as exigências fiscais.

3 - Quais políticas o sr. adotará para a pequena empresa, caso seja eleito presidente?
R. Para a criação de 8 milhões de empregos em quatro anos, a idéia é canalizar parte do orçamento e linhas de crédito de instituições oficiais para financiar a micro e pequena empresa.

4 - As pequenas empresas são responsáveis por 52% dos empregos. Que papel pretende designar a elas para a retomada do desenvolvimento?
R. Precisamos estimular o surgimento de pequenas empresas. O assalariado de hoje quer ser pequeno empresário amanhã. O governo precisa descentralizar suas compras para estimular a atividade econômica local. Exemplo: merenda escolar.

5 - As pequenas empresas repondem por apenas 5% das encomendas do setor público. O sr. pretende, se eleito, reverter esse quadro?
R. É preciso praticar uma outra política. No Município de São Paulo, no governo do PT, pequenas empresas fizeram calçamento de rua por preços menores e criaram mais empregos.

Texto Anterior: Lula quer favorecer pequenas empresas
Próximo Texto: 'Coincidência'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.