São Paulo, terça-feira, 14 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Coincidência'

NELSON DE SÁ
DA REPORTAGEM LOCAL

Depois do massacre do Carandiru, a chacina do Taboão. Como saiu em noticiários locais e nacionais da Globo, do SBT, da Bandeirantes, da Record, vai se firmando a impressão de que foi a ação de um grupo de extermínio –como indica o curto diálogo entre um repórter da Globo e uma das moradoras, que estava de costas, que nem deu o nome, mas que falou sem medo:
– O que que a senhora acha que aconteceu?
– Extermínio. Vivem exterminando, a pedido dos comerciantes.
– Gente contratada por comerciantes...
– Para matar. Aqui neste trecho de morro é assim que eles fazem.
A polícia diz que não. Segundo a cobertura, a investigação tem como hipótese mais forte –um alívio, para a própria polícia– o conflito entre traficantes. Na Record e na Bandeirantes, o secretário estadual de Segurança apareceu dizendo, "é possível que sejam quadrilhas contra quadrilhas" e "é provável que tenha havido guerra de criminosos".
Odyr Porto, desculpando-se e dizendo que "o policiamento nunca foi tão intenso", chegou a afirmar que foi coincidência. "Coincidemente, aconteceu..." Não é o que acreditam as moradoras, como aquela da Globo. Ou como outras, que disseram, na Bandeirantes, que "todo fim-de-semana é um, dois, três" –mortos pelo mesmo grupo de justiceiros.
Um grupo que já ganhou até nome, conhecido no Taboão. "É pé de pato."
21, 42, 48, 100

O SBT falou em 21 mortos, no TJ. A Globo falou em 42, no SP Já. A Bandeirantes falou em 48, no Rede Cidade. Cada televisão achou uma estatística própria para atestar a violência dos últimos dias. O mais inventivo, como sempre, foi o Aqui Agora. Gil Gomes vasculhou em toda parte, até atingir um número redondo:
"Ao todo, em São Paulo, Santos e Campinas, aconteceram 100... 100 homicídios."
Recordes
José Paulo de Andrade, que é âncora na Bandeirantes, fez uma correção à Globo, indiretamente. O que aconteceu em Taboão da Serra não foi "a maior chacina registrada em São Paulo", como disse o Hoje. Foi "a maior chacina de São Paulo, fora dos presídios". Muito maior, ainda que no mesmo governo, foi a chacina do Carandiru. Dos 111.

Texto Anterior: RESPOSTAS DE LULA AO SEBRAE
Próximo Texto: Buchada de bode entra no cardápio da eleição
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.