São Paulo, terça-feira, 14 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vã ilusão; Troca de chumbo; Recaída; Espelho meu; Por tabela; Rastilho de pólvora; Sobrou; Sem férias

Vã ilusão
A viagem de Itamar ao exterior não diminuiu a pressão do Planalto sobre a equipe econômica. Os assessores do presidente que ficaram no Brasil estão incumbidos da missão de não dar sossego aos técnicos enquanto ele estiver fora.

Troca de chumbo
Aliados de Itamar no Congresso estão em guerra com parte da equipe econômica. Reclamam que vieram de lá críticas aos governistas na votação da URV. Agora, os amigos do presidente dizem que há lobistas na equipe de Ricupero.

Recaída
Antes de embarcar para a Colômbia, Itamar voltou a reclamar dos preços. Seus interlocutores lembraram as "pressões injustas" que sofreu quando, há um ano, quis tabelar os remédios. Itamar lamentou não ter persistido.

Espelho meu
As intervenções econômicas de Itamar não são vistas pelos aliados de FHC como sinal de descolamento do Planalto da campanha do tucano. Atribuem tudo à vaidade do presidente, que ainda sonha em aumentar sua popularidade.

Por tabela
Sobem de cotação os assessores de Itamar que fomentam uma presença mais direta do presidente nas decisões econômicas. O problema é que alguns deles não nutrem a menor simpatia pela candidatura presidencial de FHC.

Rastilho de pólvora
Até há duas semanas o ministro Canhim acreditava na tolerância dos militares quanto ao ritmo de reajustes de salários programados pelo governo. A disparada dos preços mudou a expectativa. A pressão agora é cada vez maior.

Sobrou
Está difícil de preencher os cargos da comissão do Congresso que deverá transformar a MP das mensalidades em projeto de conversão. Os congressistas dizem que Itamar jogou para a platéia e agora caberá a eles dar uma solução impopular.

Sem férias
Líder do PMDB no Senado, Mauro Benevides diz que é "quase inevitável a prorrogação dos trabalhos do Congresso ao longo de julho" –pelo atraso na votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias e do Orçamento de 94.

Texto Anterior: Problema persistente; Samba de breque; Escrito nas estrelas; Carteira de trabalho; Inspiração; Em aberto; Tudo de novo; Marcação cerrada; Poluição sonora; TIROTEIO
Próximo Texto: Campanha do Plano Real fica sem recursos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.