São Paulo, terça-feira, 14 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COMO VAI FUNCIONAR O CADE

1- Qualquer cidadão pode apresentar queixa à SDE (Secretaria de Direito Econômico) do Ministério da Justiça para denunciar o aumento abusivo de preços, praticado por empresas privadas ou por estatais.
2- A SDE tem até 60 dias para concluir averiguações preliminares, realizando diligências ou requisitando informações e documentos da empresa denunciada.
3- Após este prazo, a SDE pode decidir pelo arquivamento da denúncia ou determinar ao Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) a instauração de um processo administrativo.
4- Com a instauração do processo, a empresa denunciada será notificada para apresentar sua defesa no prazo máxio de 15 dias. Os representantes da empresa denunciada terão amplo acesso ao processo, seja na SDE ou no Cade.
5- Após apresentar sua defesa, a empresa denunciada tem mais 45 dias para encaminhar novas provas do seu interesse. Após a conclusão do processo, a empresa tem mais cinco dias para apresentar suas alegações finais.
6- O Cade poderá multar e tomar medidas preventivas (mandar que o acusado pare imediatamente a ação denunciada, por exemplo) contra a empresa e seus administradores.
7- O Cade e a SDE também podem sugerir ao Ministério Público a abertura de um processo criminal contra o abuso do poder econômico, o que poderá se transformar num pedido de prisão preventiva de empresários.
8- As decisões do Cade podem ser questionadas pelas partes interessadas no plenário do próprio conselho, sem efeito suspensivo.

Texto Anterior: Cade intensifica avaliação de 800 processos e promete aplicar a lei
Próximo Texto: Fiesp pede à CNI que vá à Justiça
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.