São Paulo, terça-feira, 14 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Morre Jan Tinbergen, 91, prêmio Nobel de Economia

DA REDAÇÃO

O professor Jan Tinbergen, prêmio Nobel de Economia em 1969 e pai da Econometria, morreu quinta-feira, aos 91 anos. A causa da morte não foi divulgada.
Holandês, Tinbergen ficou mundialmente conhecido ao fundar a Econometria, ciência que investiga o comportamento da economia baseando-se em modelos matemáticos e estatísticos.
O economista holandês acreditava que o método das ciências naturais podia contribuir para o aprimoramento da ciência econômica.
Sua teoria surgiu em 1929, enquanto trabalhava no Instituto de Estatística Holandês.
Junto com o inglês John Maynard Keynes (1883-1946), Tinbergen é considerado um dos fundadores da economia moderna.
Suas idéias sobre Macroeconomia influenciaram as políticas dos países industrializados de 1945 até o início da década de 1970.
Em 1969, Tinbergen recebeu o Nobel de Economia por seus trabalhos sobre "teoria quantitativa em política macroeconômica".
Dedicou a última etapa da vida a formular soluções que acabassem com a desigualdade econômica entre os países. Ele defendia a cooperação entre os países.

Texto Anterior: Prêmios puxam as vendas nos shoppings no Dia dos Namorados
Próximo Texto: Juro do over sobe para seguir inflação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.