São Paulo, terça-feira, 14 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Filme do Brasil não empolga "los gatans"

MAURICIO STYCER
DO ENVIADO ESPECIAL A LOS GATOS

Filme do Brasil não empolga 'los gatans'
A pequena Los Gatos (27 mil habitantes) promove desde domingo um Festival de Cinema Brasileiro proporcional ao tamanho da cidade: apenas dois filmes integram a mostra.
Na noite de abertura, o filme "Orfeu do Carnaval", dirigido pelo francês Marcel Camus, levou pouco mais de 20 espectadores ao Los Gatos Cinema, a única sala da cidade.
Chamado nos EUA e na França de "Orfeu Negro", o filme ganhou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e o Grande Prêmio do Festival de Cannes em 1959.
O ator que vive Orfeu, Breno Mello, na época era um jogador de futebol (veja texto abaixo).
Apesar da boa educação, "los gatans" (como se chamam os moradores da cidade) não conseguiram disfarçar a estranheza com o que viram.
"Achei interessante. Diferente. Mostra que há sociedades diferentes da nossa", disse o estudante Jesus Moreno.
"É um filme típico dos anos 50. Vê-se a pobreza do país e o espírito alegre do povo", disse a secretária Liz Thompson.
Ao decidir se hospedar em Los Gatos durante a Copa, a seleção brasileira acabou dando a "desculpa" que os donos do cinema precisavam para fazer um festival brasileiro.
"Gostamos de filmes de arte", explica uma das gerentes do Los Gatos Cinema, Barbara Whalen, 22.
Em uma visita ao Brasil há seis anos, Barbara ficou impressionada com o panorama cinematográfico do país. "Estranho: só passava filme americano. Nenhum brasileiro".
A partir de hoje, e até quinta, o festival exibe "Dona Flor e Seus Dois Maridos", de Bruno Barreto, com a atriz Sonia Braga. (Mauricio Stycer)

Texto Anterior: Contusões preocupam técnico da Argentina
Próximo Texto: Ator que representou Orfeu jogou com Pelé
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.