São Paulo, terça-feira, 14 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Abusos eleitorais; Escudeiros de FHC; Assessores; Greve na USP; Fracasso da revisão; Fator imposto único; Pena de morte; Constituinte exclusiva; Impunidade; Tempo de Copa; Preconceito

Abusos eleitorais
"A Folha tem noticiado com presteza os abusos dos candidatos à Presidência da República. Está na hora de falar das placas que o governo Fleury anda semeando às margens das rodovias paulistas. Realizar obras não é obrigação do Estado? Por que, agora, resolveram cacarejar os ovos postos?"
Luiz Puntel (Ribeirão Preto, SP)

Escudeiros de FHC
"Adequada e em elevados termos a resposta do professor Rogério Cezar de Cerqueira Leite aos 18 escudeiros de Fernando Henrique Cardoso, publicada na Folha de ontem. Polêmica entre intelectuais é uma luz nesta selva. Espero que a mantenham acesa."
Takaaki Sakamoto (São Paulo, SP)

"O artigo do professor Cerqueira Leite `As metamorfoses de Fernando Henrique' (edição de 8/06) pode ser um insulto para os cientistas amigos do FHC. Mas para nós, leitores e eleitores, é um valioso alerta. Como será o proceder do presidenciável após a vitória? Agirá pendendo para o lado dos menos favorecidos ou para o dos ricos, que o estão apoiando maciçamente?"
José Maria Giannasi (Osasco, SP)

Assessores
"Quero cumprimentá-los pelo excelente material jornalístico publicado na edição de 12/06 a respeito da campanha eleitoral e, em especial, a reportagem `PSDB investe em ex-assessores de Collor'. Alguns jornalistas têm tentado atribuir a vitória do ex-presidente Collor exclusivamente ao episódio Miriam Cordeiro. Com a reportagem descobri que na realidade Collor foi eleito como resultado de uma competente e inteligente campanha que em muito pode ajudar o candidato Fernando Henrique Cardoso a chegar à Presidência."
Sâmia Ribeiro (São Paulo, SP)

Greve na USP
"O professor Adib Jatene, no seu artigo sobre a paralisação na USP (12/06), comete alguns equívocos que comprometem a seriedade dos seus argumentos. Funcionários e docentes entraram em greve depois de esgotadas todas as tentativas de um acordo com o Conselho de Reitores (Cruesp). A decisão de ocupar pacificamente o prédio da reitoria da USP somente aconteceu também depois que o Cruesp decretou suspensas as negociações, sem avançar um centímetro na posição de nada ceder além dos 8% aos funcionários. Na mesma manhã, antes da ocupação, os reitores da USP, Unesp e Unicamp deixaram de comparecer a uma reunião com os representantes do Fórum das Seis Entidades e deputados estaduais, reunião que visava discutir a crise instalada a partir da recusa do Cruesp em negociar. Imposição e autoritarismo, nesta greve, têm sido armas não dos grevistas, mas dos reitores."
Claudio Brederode, diretor do Sindicato dos Trabalhadores da Universidade de São Paulo (São Paulo, SP)

Fracasso da revisão
"Em seu artigo `O fracasso da revisão' (6/06), José Genoino confunde reformas no sentido genérico com reformas de conteúdo democrático e modernizante. Dogmatizando fórmulas mágicas, indefinidas, abstraídas da realidade, o nobre deputado é um exemplo da atitude `neooligarca' (como Wanderley Guilherme dos Santos denomina tal espécime), com suas propostas –tão atraentes quanto semiverdadeiras– contra a real democratização e reforma da estrutura política."
Humberto P. Cavalcanti (Porto Alegre, RS)

Fator imposto único
"Só pelo projeto do imposto único sobre transações financeiras, Flávio Rocha é o melhor candidato para limpar um pouco da sujeira do país."
Francisco Bóer (Americana, SP)

Pena de morte
"A reportagem sobre pena de morte, no Folhão de 5/06, foi de arrepiar. Não consegui ler tudo, impedido pelo horror e pelo asco. Espero que defensores da pena de morte também tenham lido e pensado: `Já pensou se é meu filho que é condenado injustamente?"'
Rynaldo de Montarroios Papoy (São Paulo, SP)

Constituinte exclusiva
"A Constituinte independente é a única maneira de tornar o país governável. Enquanto permanecer a mentalidade atual de `padrastos-da-pátria', não sairemos do Terceiro Mundo, não eliminaremos a fome, o desemprego, os problemas de saúde, o analfabetismo e as injustiças sociais do país."
José Carlos Engler de Vasconcellos (São Paulo, SP)

Impunidade
"Estou chocado com a notícia do assassinato de dois trabalhadores com atuação sindical em São Carlos (SP). A impunidade protege esses assassinos. Sugiro que a Folha crie um selo para acompanhar esse caso."
Adolfo Alves Ferreira (São Bernardo do Campo, SP)

Tempo de Copa
"É com satisfação que parabenizo Josias de Souza pelo seu artigo `Romário, soberbo' (25/05). Ele resumiu em poucas palavras tudo o que muitos torcedores estão pensando em relação a esse jogador. Esperamos que na Copa ele não continue a pisar na bola."
Marco César Raimundo de Góes (Capivari, SP)

"Como leitor habitual da Folha, fui surpreendido pelo depoimento de um menino de 16 anos no Folhateen de 13/06. O jovem Rodrigo Ribeiro nos prega uma profunda lição, da qual se sobressai tudo aquilo que está faltando à seleção. Numa linguagem simples, direta e essencialmente humana, ele me fez lembrar imediatamente da arrogância da nossa principal estrela. O sucesso desde há muito subiu à cabeça de Romário. Enquanto seu futebol brilha, seu espírito se apaga."
Wilson Gonsalez (Garça, SP)

"Solicito aos editores o favor de publicar matéria com dados pessoais completos sobre os atletas que formam a atual seleção brasileira de futebol, inclusive local e data do nascimento, a fim de evitar os erros desagradáveis que são observados nesse e em outros órgãos da imprensa."
Sérgio Malta (São Paulo, SP)

"Será esta a Copa da redenção de Taffarel, Ricardos, Branco e Dunga? Pai do Céu, ilumine o nosso escrete senão seremos uma parreira abandonada nos gramados americanos..."
Guto Moura (Belo Horizonte, MG)

"Quero registrar meu profundo descontentamento com a tal `guerra das cervejas'. A continuar assim, na Copa só tomarei guaraná feito em casa!"
Névio João (Campo Grande, MS)

Preconceito
"Repudio as declarações de Alzira Rufino, diretora da Casa de Cultura da Mulher Negra, que alimentam estereótipos negativos sobre a honrada classe dos cozinheiros. Disse ela: `O lugar da raça negra é nos ministérios, no Congresso, legislando e dirigindo este país, não na cozinha'. Realmente, a raça negra tem capacidade para tudo e muito mais, mas é desnecessário desmerecer de tal forma os cozinheiros. Declarações infelizes como a citada só servem para alimentar preconceitos infundados contra profissões honradas."
Julio Arthur Marques Nepomuceno (Amparo, SP)

"Queremos deixar aqui nosso protesto com relação a alguns capítulos da novela das 20h da TV Globo, quando a personagem representada pela grande artista Joana Fomm fala ao seu filho sobre as andanças dele com mulatinhas inconsequentes, como se essas meninas fossem objetos e materiais de consumo."
Luiz Botelho, presidente da Associação Cultura Luiz Gama (Franca, SP)

Texto Anterior: A TV estatal do Lula
Próximo Texto: O vampiro e o banco de sangue
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.