São Paulo, quarta-feira, 15 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Petista critica política externa

AMÉRICO MARTINS
DA REPORTAGEM LOCAL

O candidato do PT à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva, aproveitou um debate realizado anteontem no clube A Hebraica, da comunidade judaica de São Paulo, para criticar a política externa brasileira.
Ele comparou o país a um "gandula" nas discussões internacionais. "O Brasil está no campo, pega a bola, mas não participa do jogo", afirmou.
Na avaliação de Lula, o país não marca presença nos grandes debates internacionais. Ele não fez nenhuma referência direta à gestão de Fernando Henrique Cardoso (PSDB) no Itamaraty.
O petista criticou o presidente Itamar Franco, afirmando que ele "não toma iniciativa" de conversar com os principais líderes mundiais, como o presidente norte-americano, Bill Clinton.
Lula citou um exemplo da sua campanha para demonstrar que o governo não incentiva as indústrias nacionais.
Alguns empresários ofereceram camisetas chinesas por US$ 0,50 para o PT estampar sua propaganda. Os petistas levantaram também o preço das camisetas fabricadas no Brasil e constataram que elas valiam US$ 1,50 cada.
Segundo ele, o partido acabou optando por comprar o produto nacional, sob alegação de que isso geraria mais empregos.
O debate foi promovido pela Federação Israelita de São Paulo, que congrera mais de 60 entidades da comunidade judaica. A entidade deve convidar outros candidatos para o mesmo tipo de evento.
Cerca de 1.500 pessoas lotaram o auditório. Cerca de 50 pessoas foram impedidas de entrar no local. Estiveram presentes, entre outros, o rabino Henry Sobel; o presidente da Federação, Israel Levin; e os empresários Benjamin Steinbruch e Salmu Cohen.
Em busca dos votos dos judeus, Lula fez várias referências à Israel –inclusive no discurso básico, que utiliza em praticamente todos os eventos. Ele foi aplaudido em todas as intervenções que fez.
O candidato deu início ontem a uma viagem pelo interior de São Paulo, que acaba na sexta-feira.

Texto Anterior: Lula rejeita eventual colaboração da Fiesp
Próximo Texto: TSE fará compras para as eleições sem licitação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.