São Paulo, sábado, 18 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bola hi-tech é usada na Copa

DA REPORTAGEM LOCAL

A equipe brasileira estreará na Copa usando uma bola diferente do usual. Ele foi fabricada no Paquistão e não é de couro, o material tradicional, mas sim de material sintético.
As novidades na Questra, fabricada pela Adidas, entretanto, não se limitam a esse ponto.
Aos pés dos jogadores –de qualquer país–, a Questra parece bem mais leve. Ms não é. Em relação às bolas fabricadas no Brasil, que ficam perto do limite máximo de peso (536 gramas), a Questra pesa apenas de 3% a 5% a menos. A aparente leveza tem outra causa.
A Questra foi desenvolvida com o objetivo de aumentar as chances de gols. A mais externa de suas cinco camadas é feita de um material que tem menos atrito com o ar do que o couro impermeabilizado.
Simulações feitas pela Adidas indicam que um chute que mandaria uma bola tradicional a 96 km/h enviará a Questra a 110 km/h.
A segunda camada mais externa, feita em espuma especial, tem duas funções: impedir ao máximo a perda de energia por deformação e dar ao chutador a sensação de maciez.

Texto Anterior: Parreira confirma Raí como capitão da Copa
Próximo Texto: Chegou a hora e a vez do Teimoso
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.