São Paulo, sábado, 18 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Zagalo critica futebol 'festivo'

MÁRIO MAGALHÃES
DO ENVIADO A LOS GATOS

O coordenador-técnico da seleção brasileira, Mário Lobo Zagalo, criticou o que chamou de "futebol festivo". "Sempre que jogamos festivamente, para dar show, não ganhamos nada para o Brasil."
Para ele, o país vai mostrar um futebol pragmático no Mundial. "Nosso jogo será competitivo. Quem quer dar show acaba perdendo para equipes menos técnicas, mas mais aplicadas."
Zagalo considera a Colômbia o melhor exemplo de futebol "festivo" entre as 24 seleções da Copa.
"Eles jogam um futebol solto, alegre, mas têm dificuldades para se defender. Tem gente que joga futebol só por jogar, o que não é nosso caso, que viemos vencer."
Zagalo foi duas vezes campeão mundial como jogador (1958 e 62) e uma como técnico (70). Ele disse que os melhores times que viu na vida foram três seleções.
A do Brasil na Copa de 70, a da Hungria na de 54 e a de Holanda em 74. Os holandeses eliminaram os brasileiros na semifinal em 74.
"Quem não gostaria de repetir agora a Holanda de 74?", perguntou Zagalo. "Mas é quase impossível porque é raro ter cérebros com alto QI pensando simultaneamente como os jogadores holandeses da época."
A Holanda de 74 inovou com movimentação dos jogadores por várias posições e pela capacidade deles de atuarem em diversas funções. Ficou conhecida como "Carrossel Holandês."
Zagalo acha que não haverá inovações táticas no Mundial dos Estados Unidos.
Ele acredita que um dos maiores trunfos brasileiros é o ambiente entre os jogadores. "Já estive em quatro Copas (na de 74 era técnico) e nunca vi um clima de camaradagem tão grande."
"Isso só foi possível porque eu e Parreira tivemos pulso firme, não perdendo nunca o controle da equipe". Na divisão de tarefas na comissão técnica, o coordenador foi encarregado de cuidar da "disciplina". Foi o maior opositor, no ano passado, à volta de Romário à seleção. (MM)

Texto Anterior: 'Parreira sabe como eu jogo', diz Ronaldo
Próximo Texto: Diana Ross perde penâlti e Clinton é vaiado na abertura
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.