São Paulo, domingo, 19 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'País perdeu o controle'

CLAUDIO JULIO TOGNOLLI
DA REPORTAGEM LOCAL

O governo brasileiro perdeu o controle sobre o uso de drogas e o crack é a droga mais usada pelas elites.
As afirmações são de Isaac Ribeiro, secretário nacional de Entorpecentes, que falou à Folha, por telefone, de Brasília. "Se eu falar que temos controle sobre a situação, estaria amenizando as coisas", disse.
O Brasil já é conhecido, segundo o Departamento de Estado dos EUA, como o segundo maior exportador de cocaína do planeta. Quando analisa esses fatos globais, o secretário revela que "ainda falta uma campanha de esclarecimento no país".
Em São Paulo, a situação é no mínimo grave. Relatório do Denarc (Departamento Estadual de Narcóticos), obtido com exclusividade pela Folha, revela que o crack domina 43% dos cerca de 50 dependentes que procuram ajuda na polícia a cada semana. Depois do crack vem a cocaína, com 24%, e a maconha, com 12%.
Quem mais consome drogas em São Paulo, segundo o relatório, são pessoas entre 21 e 29 anos de idade, 45% do total. Uma faixa de 80% deles são homens e a maior parte, 35%, trabalha na indústria e no comércio.
A assistente social Sônia De Pieri, do Denarc, informa que desse universo o crack é a droga que mais tem alterado o comportamento social. Cerca de 50 pessoas buscam por semana a ajuda da polícia para se livrar, sobretudo, do crack.

Texto Anterior: Mistura é mortal, diz médico
Próximo Texto: Pó foi descoberto com usuário adolescente
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.