São Paulo, segunda-feira, 20 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Água de Cheiro vai para a Arábia

ALINE SORDILI
DA REDAÇÃO

Água de Cheiro vai para Arábia
Grupo mineiro de perfumes abrirá outras três franquias no Oriente Médio até o final de 94
A Água de Cheiro, grife mineira de perfumes, está indo para o exterior. Com uma loja inaugurada em março passado em Jedá (Arábia Saudita), o grupo vai abrir mais duas lojas na cidade e outra em Meca (leia texto ao lado).
Instalar-se no Oriente Médio, a bem da verdade, não foi uma decisão do grupo. "Nós fomos os escolhidos", diz Elizabeth Pimenta, 45, presidente da Água de Cheiro.
"O master franchise da marca no Oriente Médio, Wadie Helal, decidiu abrir as lojas depois de conhecer os produtos em uma viagem que fez ao Brasil, há dois anos", afirma ela.
Fundada em 1976 por Elizabeth, a empresa começou como revendedora de perfumes. "Comprava no Rio, colocava a marca Água de Cheiro e vendia em Belo Horizonte", conta Elizabeth.
A loja de Belo Horizonte se transformou em uma revendedora para os outros Estados. O grupo surgiu, conta ela, quando outras pessoas se interessaram em abrir lojas da marca.
O sistema de franquia começou em 1981, quando já existiam 65 lojas da marca no Brasil.
Com a expansão do negócio, Elizabeth foi criando empresas para dar infra-estrutura para as lojas e produtos do grupo.
Atualmente, o grupo –que teve um faturamento de US$ 40 milhões em 93– é formado pela Fanape (Fábrica Nacional de Perfumes), Malibu Embalagens Ltda., Atenas Comércio Indústria Ltda., RPC Comércio Indústria Ltda. e a AC Consultoria e Franchising.
Em 1988, foi criado o departamento de franquia da marca. Depois, as lojas que tinham sido "franqueadas empiricamente", passaram por uma reestruturação.
"Com o sistema de franquia implantado, começamos a exigir mais qualidade da loja. Fomos apertando os parafusos. Quem tinha interesse investiu. Outros desistiram", diz. Foram fechadas cerca de 180 lojas.
Os perfumes continuam sendo a principal fonte de faturamento do grupo –respondendo por 60% das vendas, seguidos por shampoos, hidratantes e batons.
Com 570 lojas, o grupo pretende abrir, até o final do ano, mais 140 lojas. Elizabeth projeta um crescimento de 25% no faturamento.

PARA SABER MAIS: Água de Cheiro - (031) 463-2200.

Texto Anterior: Dijon lança cueca feminina; Monizac faz meias para esportistas; Tecidos espanhóis chegam ao país; Jacuzzi produz gerador para sauna; Victorinox abre filial no Brasil
Próximo Texto: Produto é adaptado para exportação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.