São Paulo, segunda-feira, 20 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Contratos urvizados têm a correção suspensa por 1 ano

DA REDAÇÃO

A URV (Unidade Real de Valor), embora anunciada em dezembro de 93, foi criada em 28/2/94, através de medida provisória.
A MP foi reeditada duas vezes e, finalmente, aprovada em maio, sob a forma de projeto de lei de conversão, já que sofreu modificações no Congresso. Foi sancionado como lei 8.880, publicada no "Diário Oficial da União" de 28/5/94.
As MPs e a lei fixaram as regras de conversão de salários etc., além de impor que contratos assinados a partir de 15 de março, com prazo superior a 30 dias, devem ser expressos em URV. Há exceção para aplicações financeiras, seguro, crédito rural, SFH, consórcios e leasing.
Os contratos em URV podem ter cláusula de reajuste por índices de preços gerais ou setoriais, desde que a aplicação da correção fique suspensa por um ano. O governo pode reduzir este prazo.
Contratos em cruzeiros reais também podem ser convertidos para URV nas mesmas bases, desde que haja prévio acordo entre as partes.

Texto Anterior: A mesquinharia dos magnânimos
Próximo Texto: Brunswick faz shopping de lazer em SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.