São Paulo, segunda-feira, 20 de junho de 1994
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Senna morreu devido a falha mecânica, diz Tuma

CLAUDIO JULIO TOGNOLLI
DA REPORTAGEM LOCAL

O inquérito que apura a morte do piloto Ayrton Senna chegou, nesse final de semana, às "alegações finais", ou seja, está em sua fase conclusiva.
Mostra que Senna morreu devido a uma falha mecânica de seu Williams, durante o GP de San Marino de F-1, disputado em Imola no último dia 1º de maio.
O inquérito será tornado público hoje, quando o delegado Romeu Tuma, vice-presidente mundial da Interpol, a polícia internacional, dá uma entrevista coletiva no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos (35 km a leste de São Paulo), às 8h.
Tuma passou duas semanas na Europa. Esteve em Lyon, no Congresso Mundial da Interpol e, dali, foi solicitado para acompanhar a conclusão do inquérito da morte de Senna, que é apurado em Roma, na Itália.
O delegado disse à Folha por telefone, na tarde de ontem, que se encontrou com duas autoridades italianas que cuidam do caso.
São eles Maurizio Passarini, promotor do Juizado de Instrução, que acompanha o caso, e Marcelo Gentile, diretor da Polícia de Estradas da Itália.
Gentile cuida da parte técnica do inquérito e Passarini é responsável pelas diligências policiais e jurídicas do caso.
"As autoridades italianas descartaram completamente as hipóteses de que Ayrton Senna tenha morrido em consequência de um mal-súbito", afirmou Romeu Tuma.
"Também está descartada a hipótese de que tenha havido uma falha humana, de que Ayrton Senna tenha errado em seus cálculos de pilotagem", acrescentou.
Segundo o vice-presidente mundial da Interpol, o inquérito vai ser concluído indicando que Senna "morreu em virtude de uma falha nas condições de segurança da pista ou devido a uma falha técnica de seu carro".
O filho do delegado, Romeu Tuma Jr, assessor especial da Interpol e representante da Foca (Associação dos Construtores da F-1), permanece na Itália até a próxima quarta-feira.
Tuma Jr. foi nomeado pela Interpol como encarregado especial de acompanhar as investigações sobre a caixa preta do carro de Senna, ou seja, os aparelhos de telemetria –que registram dados sobre seu comportamento.

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