São Paulo, segunda-feira, 20 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Divisão da Coréia em duas ocorreu em 1945

DA REDAÇÃO

O tratado que concluiu a guerra entre China e Japão, nos anos de 1894 e 1895, reconheceu a independência da Coréia. Em 1910 o Japão anexou a Coréia, sob o nome de Chosun.
A ocupação japonesa se estendeu até 1945. Com a derrtoa do Japão na Segunda Guerra Mundial, na conferência de Potsdam (1945) o 38º paralelo passou a dividir o país em duas regiões, correspondentes às zonas de ocupação soviética e norte-americana.
Tropas russas tinham entrado na Coréia em agosto de 1945 e as americanas, em setembro de 1945.
Os coreanos do Sul formaram a República da Coréia em maio de 1948, com Seul como capital.
Os coreanos do norte fundaram a República Democrática do Povo da Coréia a 1º de maio de 1948, com Pyongyang como capital.
A divisão da Coréia em 1945 deixou a indústria no Norte, organizado num regime comunista. O Sul era desunido politicamente.
Mais de 60 mil soldados norte-coreanos invadiram a Coréia do Sul a 25 de junho de 1950.
Os EUA, apoiados pela ONU, enviaram tropas. Os efetivos da ONU atingiram a fronteira chinesa em novembro. Cerca de 20 mil soldados chineses repeliram as tropas da ONU.
Um armistício foi assinado a 27 de julho de 1953. As tropas norte-americanas permaneceram na Coréia do Sul, e a ajuda dos EUA continuou.
ReunificaçãoEm julho de 1972 os dois países fizeram um acordo na direção de uma futura reunificação. Mas não houve sinal de abrandamento em suas relações até 1985, quando passaram a discutir questões econômicas.
Em 1988, estudantes pedindo a reunificação entraram em choque com a polícia na Coréia do Sul.

Texto Anterior: Para Carter, crise coreana acabou
Próximo Texto: Rocard deixa direção do Partido Socialista; Israel ataca bases do Hizbollah no Líbano; Combates diminuem na Bósnia, diz ONU; Católicos irlandeses morrem vendo jogo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.